Declaração de Rectificação

A Situação Mundial da Infância

11 Outubro 2021

Na semana passada, o jornal O Pais, da SOICO, S.A. publicou um artigo com o título "UNICEF revela que Mocambique não tem protecção social", que faz referência ao relatório global do Fundo das Nações Unidas para a Inf6ancia (UNICEF) "A Situação Mundial da Infância".

O UNICEF não concorda com esta conclusão do nosso relatório, considera-a factualmente incorrecta e não quer ser citado desta forma.

O Relatório sobre "A Situação Mundial da Infância" é publicado todos os anos pela Sede do UNICEF. Este ano, o seu tema está relacionado com a saúde mental.

Também fornece um conjunto de dados no anexo sobre muitos sectores relevantes para as crianças de todos os países. O relatório inclui medições da cobertura da protecção social especificamente para mães com recém-nascidos e crianças, através de dois indicadores: (1) Mães com recém-nascidos que recebem prestações pecuniárias (%) 2010- 2019 , e (2) Proporção de crianças abrangidas pela protecção social 2010- 2019. Para além destes números no anexo, não há narrativa e interpretação de tais números para Moçambique.

Os indicadores do relatório sobre "A Situação Mundial da Infância" não medem a cobertura da protecção social da população em geral, tais como idosos e pessoas com deficiência. Por conseguinte, é errado generalizar quaisquer dados relativos a toda a população.

A conclusão de que não existe protecção social em Moçambique está errada e não pode certamente vir de factos e números do nosso relatório. Por essa razão, gostaríamos de apelar ao jornal O País para que publique uma correcção, como também comunicámos à sua Directora de Informação, através duma carta.

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook