Com o apoio do Reino Unido a Associação de Parteiras apresenta projecto de mentoria na consulta pré-natal

01 Janeiro 2020

Maputo -  A Associação das Parteiras de Moçambique (APARMO), apresentou formalmente ao Ministério da Saúde (MISAU) e parceiros, o projecto piloto de mentoria na Consulta Pré - Natal (CPN), que vai abranger quatro unidades sanitárias, duas na Cidade de Maputo e duas na província de Maputo. 

O programa de mentoria da CPN, a ser implementado pela APARMO, com apoio do Programa conjunto das Nações Unidas e do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID), visa complementar os esforços da Associação Moçambicana de Ginecologistas (AMOG) e da Associação Moçambicana de Pediatras (AMOPE) para a melhoria da qualidade dos serviços de Saúde Materna, Neonatal e Infantil.

O MISAU, através do Departamento de Saúde da Mulher e da Criança, enfatizou a importância deste tipo de iniciativa, e realçou a necessidade de fortalecer a APARMO, como a associação das Enfermeiras de Saúde Materno-Infantil e Parteiras, como profissionais chave na saúde das mulheres e crianças. 

Ainda reafirmaram a disponibilidade em apoiar na implementação com sucessos desta abordagem onde o foco maior é a Humanização e Organização das CPN. 

No final do encontro todos os presentes (beneficiários e parceiros) concordaram em colaborar para o sucesso da iniciativa.

Participaram na apresentação enfermeiras que trabalham nas Consultas pré-natais de varias Unidades sanitárias da Cidade e província de Maputo, beneficiários do programa, especialistas do MISAU e das Nações Unidas.

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390
Claudio Fauvrelle
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook