Cidade de Maputo inaugura Espaço Públicos para Crianças

31 Janeiro 2020
Projecto Espaço Públicos para Crianças em Moçambique
UNICEF Moçambique/2020/Cláudio Fauvrelle

Maputo – “Este Projecto mostrou que é possível envolver as crianças em actividades que contribuam para o desenvolvimento das suas comunidades e que quando são capacitadas podem exercer o seu direito à opinião,” disse Katarina Johansson, Representante-adjunta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Moçambique, durante a inauguração do espaço público “FeliCIDADE das Crianças” do Bairro de Maxaquene D, em Maputo.

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), em parceria com o Conselho Municipal de Maputo e o UNICEF, implementou na Cidade de Maputo o Projecto Espaço Públicos para Crianças no quadro da iniciativa Cidade Amiga das Crianças.

A Iniciativa Global Cidades Amigas da Criança foi lançada pelo UNICEF e o UN-Habitat em 1996 para actuar nas resoluções aprovadas durante a segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos (Habitat II), que declarou que o bem-estar das crianças é o melhor indicador de um habitat saudável, uma sociedade democrática e Boa Governação.

Os últimos anos mostraram um crescimento significativo nas Iniciativas Cidades Amigas da Criança ao nível Global e Moçambique não ficou à margem deste processo tendo implementado a Iniciativa Cidades Sustentáveis Amigas da Criança com a participação de 7 Municípios (Maputo, Manjacaze, Quelimane, Maganja da Costa, Ribaué, Pemba e Montepuez).

O projecto contou com várias fases entre 2017 e 2019 nas quais crianças, jovens e voluntários do bairro Maxaquene D foram envolvidos e resultou em: (i) actividades de capacitação para crianças e jovens para melhorar seus entendimento e experiência nos espaços públicos que utilizam (ii) o redesenho participativo de um espaço público no Bairro de Maxaquene D, selecionado pelo Município de Maputo (iii) a construção e decoração participativa do espaço público.

No dia 29 de Janeiro de 2020, na Cidade de Maputo, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo Eneas da Conceição Comiche realizou a inauguração do Espaço Público “FeliCIDADE das Crianças” do Bairro de Maxaquene D em Maputo, que contou com a participação de representantes do UN-Habitat, UNICEF e Arquitectos Sem Fronteiras.

“O UNICEF Moçambique, manifesta a sua disponibilidade para continuar a colaborar com o Conselho Autárquico de Maputo e com o UN-Habitat, com vista a melhorar as condições de vida das crianças moçambicanas,” concluiu Katarina Johansson.

 

 

Contacto para os media

Claudio Fauvrelle
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 305 1990
Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook