Chegada de 188.160 doses da Vacina AstraZeneca doadas pelo Reino Unido através do Mecanismo COVAX

17 Setembro 2021
Chegada de 188.160 doses da Vacina AstraZeneca doadas pelo Reino Unido através do Mecanismo COVAX
UNICEF Mozambique/2021/Ricardo Franco

MAPUTO, Moçambique - O novo lote de vacinas contra a COVID-19 da AstraZeneca que chega a Moçambique na 6ª feira (17 de Setembro de 2021) contará com 188.160 doses e é financiado pelo Governo do Reino Unido. Esta vacinas adicionam-se às anteriores 844 000 doses recebidas até hoje, pelo mecanismo COVAX de um total de 2.332.569  doses alocadas através do COVAX.

O COVAX, pilar de vacinas do acelerador de acesso a ferramentas contra a COVID-19 (ACT), é co-liderado pela Coligação para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI); da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI); e da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro chave na execução de todo o processo de aprovisionamento e entrega de vacinas a nível global, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.

Desde o início da pandemia, o Sistema das Nações Unidas em Moçambique tem trabalhado com as autoridades nacionais, empresas e a sociedade civil para identificar e atender às necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconómicos.

"O UNICEF continuará a dar o seu apoio ao Governo Moçambicano, em conjunto com a OMS, Banco Mundial, GAVI e outros parceiros, para aumentar o acesso equitativo à vacinação contra a COVID-19 no País e para alcançarmos a meta de mais de 2 milhões de vacinas a serem recebidas até o final do ano, no âmbito da Iniciativa COVAX. Agradecemos aos doadores da COVAX e hoje especialmente ao Reino Unido por esta importante contribuição na luta contra a pandemia," disse Pedro Gonzalez, Chefe de Aprovisionamento  e Logística de UNICEF Moçambique.

O Reino Unido foi um dos primeiros países a apoiar a COVAX com £ 548 milhões e temos pressionado consistentemente a comunidade internacional para intensificar o apoio. Fazemos isso porque queremos ser uma força do bem no mundo e porque precisamos de uma solução global para uma pandemia global.

"Juntamente com os nossos parceiros no governo moçambicano, queremos encorajar todos os moçambicanos a serem vacinados e a não falhar a segunda dose. Congratulamos o MISAU por ter conseguido vacinar mais de 1,2 milhões de moçambicanos até agora, dos mais de 16 milhões que se espera serem vacinados através do Plano Nacional de Vacinação. A ciência nos diz que a vacinação é fundamental para interromper a mutação do vírus e reduzir a gravidade e a mortalidade da doença, diminuindo assim a carga sobre o sistema de saúde. A vacinação também é crítica para mitigar os piores impactos econômicos da COVID-19, para permitir a retomada das atividades comerciais e garantir que as desigualdades existentes não piorem significativamente," disse Alexandra Sheppard, Chargé D’Affairs do Alto Comissariado Britânico.

Até que a maioria da população esteja completamente vacinada será fundamental manter todas as medidas preventivas de resposta à pandemia. Para as autoridades de saúde pública, isso significa fazer de forma sistemática e massivamente testes de diagnóstico, rastreamento de contactos, isolamento, quarentena assistida e atendimento de qualidade. Para os indivíduos, significa evitar aglomerações, continuar com o distanciamento físico, higienizar as mãos regularmente com sabão ou álcool gel a 70%, usar máscaras e manter os ambientes bem ventilados. Até hoje, as vacinas recebidas em Moçambique (através da COVAX e bilateralmente) têm permitido vacinar 5,45% da população.

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook