Campanha de Vacinação contra Cólera arranca em Cabo Delgado

09 Janeiro 2024
Campanha de Vacinação contra Cólera arranca em Cabo Delgado
UNICEF Moçambique/2024/Miraldina Gabriel

Cabo Delgado, Moçambique - Desde Novembro de 2023, a província de Cabo Delgado tem registado um elevado número de casos de cólera resultando em 4 mortes. Para prevenir os riscos de transmissão e os efeitos da cólera, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), com apoio da GAVI, estão a apoiar o Governo da província de Cabo Delgado na realização de uma campanha de vacinação contra a cólera.

A campanha que decorre de 8 a 12 de Janeiro de 2024, terá lugar nos distritos com maior incidência da doença, nomeadamente os distritos de Chiúre, especificamente nas comunidades de Chiúre Sede, Occua, Chiúre-Velho, Bilibiza e Namogelia e no distrito de Montepuez, com foco nas comunidades de Mirate, Mapupulo, Ntapala, Linde, Namanhubir, Nairoto, Nropa, Namueto, Nikwapa, Namahaca, Napai e Niuhula.  

No distrito de Chiúre, a cerimónia de abertura da campanha contou com a presença de Sua Excelência Governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, que na ocasião, apelou a população a evitar a desinformação e tomar a vacina, “através da vacina junto com outras medidas de higiene, poderão evitar que mais pessoas fiquem doentes ou percam a vida, principalmente as crianças que são mais vulneráveis”.

António Muacalamo, de 62 anos de idade, levou o seu filho, Donaldo António, de 4 anos de idade, para juntos tomarem a vacina, "eu escutei na rádio e quis trazer meu filho mais novo para tomar a vacina comigo hoje para ficarmos protegidos da cólera. Estou feliz porque meu filho não ficou com medo e agora estamos mais protegidos".

O UNICEF e os seus parceiros continuarão a apoiar o Ministério da Saúde na prestação de apoio crítico e urgente às pessoas afectadas pela cólera e às suas comunidades, para evitar a propagação da doença e manter as crianças, as famílias e as comunidades seguras e saudáveis.

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook