Abertura do Ano Lectivo 2022: Nações Unidas e União Europeia entregam infraestruturas escolares em Sofala

31 Janeiro 2022
Abertura do Ano Lectivo 2022: Nações Unidas e União Europeia entregam infraestruturas escolares em Sofala
UNICEF Mozambique/2022/Dulce Brites

Beira, 31 de Janeiro de 2022 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a ONU – HABITAT, fizeram a entrega hoje, 31 de Janeiro, à Escola Primária Completa (EPC) de Maruro no distrito de Gorongosa, província de Sofala, de seis salas de aulas, um bloco administrativo, duas casas de professores e quatro blocos sanitários.

Estas infraestruturas vão beneficiar directamente a 950 alunos e 12 professores, assim como a comunidade escolar em geral. O acto, parte do projecto de resposta a emergências financiado pela União Europeia, decorre em colaboração com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e parceiros de implementação, e coincide com a abertura oficial do ano lectivo em Moçambique.

Com a passagem em Moçambique dos ciclones Idai e Kenneth, em 2019, mais de 4 mil salas de aula foram destruídas, afectando mais de 383.209 alunos nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia, Inhambane, Tete, Nampula e Cabo Delgado.

Como resposta, o UNICEF e ONU-HABITAT e a União Europeia em conjunto desenvolveram este programa, em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, com vista a melhorar as infraestruturas em 39 escolas em Cabo Delgado, Manica e Sofala, o que consistiu na reabilitação e reconstrução resiliente de 223 salas de aulas, 39 blocos administrativos, 78 blocos sanitários sensíveis ao género e 52 casas de professores.

Além da componente de infraestruturas, o Projecto de resposta a emergência inclui actividades para reforçar a resiliência local através das escolas, por via da distribuição de kits do aluno e do professores, formações nas áreas de apoio psicosocial, gestão menstrual, prevenção da violência baseada no género e protecção da criança. É parte deste pacote também plano escolar básico de emergência e a promoção da paz.

O projecto, orçado em 7.350 milhões de Euros (aproximadamente 530 milhões de Meticais), está a beneficiar  mais de 34.540 crianças, 567 professores, 100 directores de escolas e vice-directores, 500 membros das comunidades, e 700 membros do Conselhos Escolares.

“O UNICEF julga, deste modo, estarem criadas as condições para a continuidade do exercício do ensino e aprendizagem nestas escolas” disse Katarina Johansson, Representante Adjunta do UNICEF, adiantando o compromisso da organização em continuar a apoiar a Direcção Provincial de Educação de Sofala “na melhoria do acesso e retenção e a equidade por meio da integração do género e educação inclusiva nos planos e orçamentos anuais, de forma a garantir um lugar de aprendizagem seguro e inclusivo através da reabilitação resiliente de salas de aulas, abrangendo acções de preparação, resposta e recuperação a situações de emergência, incluindo a resposta e prevenção da COVID-19”.

“A União Europeia acredita na educação como um veículo de inclusão, desenvolvimento e promoção de paz e estabilidade em Moçambique. Os investimentos significativos feitos nos últimos dois anos em colaboração com as agências das Nações Unidas contribuem para melhores condições de ensino e aprendizagem e o reforço da resiliência das comunidades. Estamos particularmente satisfeitos com o enfoque na construção de alojamento para os professores, uma forma de reconhecimento do papel central destes para um ensino de qualidade”, referiu Isabel Faria de Almeida, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia em Moçambique

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook