28 de Maio – Celebra-se o Dia Mundial de Gestão e Higiene Menstrual

Maputo, 25 de Maio de 2022 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio desta Nota para a Imprensa, leva ao conhecimento público a realização de actividades para marcar o 28 de Maio, Dia Mundial de Gestão e Higiene Menstrual.
Desde 2014, o dia 28 de Maio é dedicado à sensibilização e conscientização para a Gestão e Higiene Menstrual a nível mundial. Esta data foi criada com o objectivo de promover a educação menstrual para toda a sociedade e mostrar a importância de atitudes positivas relacionadas à menstruação.
O UNICEF e a OMS (Organização Mundial da Saúde) definem Gestão e Higiene Menstrual (GHM ou MHM-sigla em Inglês, Menstrual Hygiene Management) como: "Mulheres e adolescentes que utilizam um material de gestão menstrual limpo para absorver ou recolher sangue que pode ser mudado em privacidade tantas vezes quantas as necessárias durante o período menstrual, utilizando sabão e água para lavar o corpo conforme necessário, e tendo acesso a instalações para se desfazerem de materiais de gestão menstrual usados. Compreendem os factos básicos ligados ao ciclo menstrual e como geri-lo com dignidade e sem desconforto ou medo".
O UNICEF em parceria com o MINEDH (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano), realizaram um estudo (2019) no norte, centro e sul do país para compreender os desafios enfrentados pelas raparigas em idade escolar (10-14 anos) na prática de GHM em diferentes contextos socioculturais e geográficos. Essa pesquisa formativa sobre atitudes e experiências de raparigas em idade escolar em relação à gestão da higiene menstrual em Moçambique, visava poder tecer recomendações para a consolidação de políticas e iniciativas de GHM e contribuir com informações e evidências para o desenvolvimento de intervenções de GHM relevantes e significativas para diferentes contextos de Moçambique.
Este estudo não encontrou evidências claras sobre a influência da gestão menstrual na escola em relação à desistência mas aponta a gestão da higiene menstrual como uma forte causa do absentismo escolar por parte da rapariga, uma vez que durante o período menstrual as meninas têm de se retirar da escola para ir cuidar da sua higiene, perdendo assim algumas horas lectivas.
Contudo, pouca atenção é dada a este problema e estudos sobre a menstruação e gestão de higiene menstrual, bem como a sua influência na educação das raparigas, são limitados e escassos. Independentemente da correlação ente a GHM e os indicadores educacionais estar comprovada ou não, a GHM adequada deveria ser considerada direito fundamental de saúde e bem-estar e um requisito chave no contexto doméstico, escolar e laboral.
Deste modo, a celebração do Dia Mundial de Gestão e Higiene Menstrual, tem como objectivos:
- Lançar oficialmente o pacote Nacional de Gestão e Higiene Menstrual;
- Debater sobre os desafios enfrentados nas intervenções das organizações na promoção de higiene e gestão menstrual;
- Partilhar as acções ou experiências de grande impacto obtidos pelas organizações que intervêm na componente de gestão e higiene menstrual.
A cerimónia terá lugar na cidade de Maputo, no dia 25 de Maio, pelas 14 horas, no Hotel Radisson Blu, e será presidida por Sua Excelência Carmelita Namashulua, Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano
Este evento, financiado pela PEPFAR (Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da SIDA) contará com a participação de várias entidades que trabalham na gestão de higiene menstrual em Moçambique, tais como membros do grupo multissectorial de saneamento que é composto por entidades do Governo e parceiros.
O Governo estará representado pelo Ministério de Educação E Desenvolvimento Humano, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, o Ministérios da Saúde, o Ministério do Género, Criança e Acção Social, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego.
Espera-se que a cerimónia seja replicada em todas as Províncias, presidida pelos Serviços Provinciais de Educação e Desenvolvimento Humano, como forma de celebrar o Dia Mundial de Gestão e Higiene Menstrual.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz
Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook