Chegam hoje a Bissau 28,800 doses de vacina contra a COVID-19

- Disponível em:
- English
- Portuguese
Bissau, 12 de março de 2021: Hoje, a Guiné-Bissau recebe 28,800 doses da vacina COVID-19, adquiridas através da iniciativa COVAX, uma parceria entre a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI), a Aliança Global para as Vacinas (GAVI), a OMS e o UNICEF. Esta primeira entrega é um mais um passo em direção ao objetivo de garantir a distribuição equitativa das vacinas COVID-19 em todo o mundo, naquela que será a maior operação de compras e distribuição de vacinas da história no quadro de um esforço sem precedentes para distribuir, à escala mundial, pelo menos 2 bilhões de doses de vacinas contra a COVID-19, até o final de 2021.
A chegada destas vacinas a Bissau marca a primeira entrega realizada por intermédio do mecanismo COVAX, juntando-se às 787,200 seringas e 7,875 caixas de biossegurança que já estão no país no mesmo quadro e com a colaboração do UNICEF. A 10 de abril, a iniciativa COVAX enviou estas 28,800 doses da vacina Astrazeneca, do Instituto do Serum da Índia, de Mumbai, Índia, para Lisboa, Portugal.
“A implementação do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 teve início no dia 2 de abril e vai ganhar ímpeto com esta entrega”, referiu a Dra Magda Robalo Correia e Silva, Alta Comissária para a COVID-19.
“Este é um momento importante para a Guiné-Bissau, para o continente Africano e para a COVAX – o qual nos coloca mais próximos do nosso objetivo comum de garantir o acesso equitativo às vacinas COVID-19”. A Gavi tem o prazer de ver a ambição da iniciativa COVAX concretizar-se com esta primeira entrega que protegerá os mais vulneráveis, incluindo profissionais de saúde na linha de frente na luta contra esta pandemia na Guiné-Bissau”, disse o Dr Pietro Di Mattei, Gestor Sénior da GAVI, a Vaccine Alliance.
“As vacinas são seguras e eficazes. Como parte da iniciativa COVAX, o UNICEF tem o orgulho de contribuir para tornar as vacinas acessíveis aos profissionais da linha de frente e à população mais vulnerável da Guiné-Bissau. Devemos ter em mente que quanto mais famílias e comunidades forem vacinadas, estaremos mais seguros”, disse Nadine Perrault, Representante do UNICEF na Guiné- Bissau. “No entanto, é fundamental que, ao lado da vacinação, continuemos a reforçar também as medidas de saúde pública como o uso correto das máscaras, a lavagem das mãos e o distanciamento físico”, concluiu.
A entrega dessas vacinas foi possível graças à grande parceria que vem sendo desenvolvida no âmbito da iniciativa COVAX, envolvendo, CEPI, GAVI, OMS, UNICEF, EU, Banco Mundial e muitos outros, trabalhando em conjunto para tornar as vacinas acessíveis a muitos países ao redor do mundo.
Por vários meses, os parceiros da COVAX têm apoiado governos e parceiros nos esforços de preparação para este momento. Eles têm sido especialmente ativos no trabalho com alguns dos países mais pobres do mundo: aqueles que se beneficiarão do Compromisso de Mercado Antecipado (AMC), um mecanismo financeiro inovador para ajudar a garantir o acesso global e equitativo às vacinas COVID-19. Isso inclui auxiliar no desenvolvimento de planos nacionais de vacinação, apoio à infraestrutura da cadeia de frio, bem como armazenamento de meio bilhão de seringas e caixas de segurança para seu descarte, máscaras, luvas e outros equipamentos para garantir que haja equipamento suficiente para os trabalhadores de saúde começar a vacinar grupos prioritários o mais rápido possível.
Notas para os Editores
Lista de promessas dos doadores para a Gavi COVAX AMC está disponível aqui.
Rastreador de financiamento interativo para o Acelerador ACT, que inclui detalhes de financiamento para COVAX, pode ser encontrado aqui.
Sobre a COVAX
A COVAX, é o pilar de vacinas do Acelerador de Acesso a Ferramentas COVID-19 (ACT), é coliderado pela Coalizão para Inovações de Preparação para Epidemias (CEPI), Gavi, a Vaccine Alliance e a Organização Mundial da Saúde (OMS) - em parceria com fabricantes de vacinas de países desenvolvidos e em desenvolvimento, UNICEF, Banco Mundial e outros. É a única iniciativa global que está a trabalhar com os governos e fabricantes para garantir que as vacinas COVID-19 estejam disponíveis em todo o mundo para países de alta e baixa renda.
A CEPI está focada no portfólio de pesquisa e desenvolvimento de vacinas COVAX: investindo em P&D em uma variedade de candidatos promissores, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de três vacinas seguras e eficazes que podem ser disponibilizadas aos países participantes da iniciativa COVAX. Como parte desse trabalho, a CEPI garantiu o primeiro direito de recusa a potencialmente mais de um bilhão de doses para a iniciativa COVAX a uma série de candidatos e fez investimentos estratégicos na fabricação das vacinas, o que inclui capacidade de reserva de fabricação de doses das vacinas COVAX em uma rede de instalações, e frascos de vidro seguros para conter 2 bilhões de doses da vacina. A CEPI também está a investir na 'próxima geração' de vacinas candidatas, o que dará ao mundo opções adicionais para controlar COVID-19 no futuro.
Gavi está focado na aquisição e entrega para COVAX: coordenando o desenho, implementação e administração da iniciativa COVAX e Gavi COVAX AMC e trabalhando com os seus parceiros da Aliança UNICEF e OMS, junto com governos, na preparação e entrega no país. A iniciativa COVAX é o mecanismo global de aquisição conjunta de vacinas COVID-19 por meio do qual o COVAX garantirá o acesso justo e equitativo às vacinas para todas as 190 economias participantes, usando uma estrutura de alocação formulada pela OMS. A iniciativa COVAX fará isso reunindo o poder de compra das economias participantes e fornecendo garantias de volume para uma variedade de vacinas candidatas promissoras. O Gavi COVAX AMC é o mecanismo de financiamento que apoiará a participação de 92 países de baixa e média renda no Mecanismo, permitindo o acesso a doses de vacinas seguras e eficazes financiadas por doadores. Gavi está a arrecadar os fundos para a COVAX AMC e financiando a aquisição de vacinas do UNICEF, bem como o trabalho de parceiros e governos na preparação e entrega, incluindo equipamentos de apoio da cadeia de frio, assistência técnica, seringas, veículos e outros aspectos da operação logística extremamente complexa para Entrega. O UNICEF e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) atuarão como coordenadores de compras para o Mecanismo COVAX, ajudando a entregar as vacinas aos participantes do AMC COVAX e outros.
A OMS tem múltiplas funções dentro da COVAX: Fornece orientação normativa sobre política, regulamentação, segurança, P&D, alocação e prontidão e entrega de vacinas. Seu Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em Imunização desenvolve recomendações de políticas de imunização baseadas em evidências. Sua lista de uso de emergência (EUL) / programas de pré-qualificação garantem revisão e autorização harmonizadas entre os estados membros. Ele fornece coordenação global e apoio dos estados membros no monitoramento da segurança das vacinas. Ela desenvolveu os perfis de produto alvo para as vacinas COVID-19 e fornece coordenação técnica de P&D. A OMS lidera, junto com o UNICEF, o apoio aos países no preparo para receber e administrar vacinas. O fluxo de trabalho de Preparação e Entrega do País (CRD) inclui Gavi e vários outros parceiros que trabalham em nível global, regional e nacional para fornecer ferramentas, orientação, monitoramento e assistência técnica no local para o planejamento e implementação das vacinas . Junto com os parceiros da COVAX, a OMS também está a desenvolver um esquema de compensação sem culpa como parte dos compromissos de indenização e responsabilidade por tempo limitado.
O UNICEF está a alavancar a sua experiência como o maior comprador individual das vacinas do mundo e trabalhando com fabricantes e parceiros na aquisição de doses da vacina COVID-19, bem como frete, logística e armazenamento. O UNICEF já adquire mais de 2 bilhões de doses de vacinas anualmente para imunização de rotina e resposta a surtos em nome de quase 100 países. Em colaboração com o Fundo Rotativo da OPAS, o UNICEF está a liderar os esforços para adquirir e fornecer doses de vacinas COVID-19 para COVAX. Além disso, o UNICEF, a Gavi e a OMS estão a trabalhar com os governos 24 horas por dia para garantir que os países estejam prontos para receber as vacinas, com equipamentos de cadeia de frio adequados e profissionais de saúde formados para dispensá-las. O UNICEF também está a desempenhar um papel de liderança nos esforços para fomentar a confiança nas vacinas, entregando comunicações sobre a confiança das vacinas e rastreando, abordando a desinformação em todo o mundo.
Sobre o CEPI
CEPI é uma parceria inovadora entre organizações públicas, privadas, filantrópicas e civis, lançada em Davos em 2017, com o objetivo de desenvolver as vacinas para impedir as epidemias futuras. O CEPI agiu com grande urgência e em coordenação com a OMS em resposta ao surgimento da COVID-19. O CEPI iniciou 11 parcerias para desenvolver vacinas contra o novo coronavírus. Os programas estão alavancando plataformas de resposta rápida já apoiadas pela CEPI, bem como novas parcerias.
Antes do surgimento da COVID-19, as doenças prioritárias da CEPI incluíam o vírus Ebola, o vírus Lassa, a síndrome respiratória do Oriente Médio coronavírus, o vírus Nipah, a febre do Vale do Rift e o vírus Chikungunya. CEPI também investiu em tecnologias de plataforma que possam ser usadas para vacinas rápidas e desenvolvimento imunoprofilático contra patógenos desconhecidos (Doença X).
Sobre a Gavi
A Gavi, a Vaccine Alliance é uma parceria público-privada que ajuda a vacinar metade das crianças do mundo contra algumas das doenças mais mortais do mundo. Desde seu início em 2000, Gavi ajudou a imunizar uma geração inteira - mais de 822 milhões de crianças - e evitou mais de 14 milhões de mortes, ajudando a reduzir a mortalidade infantil pela metade em 73 países em desenvolvimento. Gavi também desempenha um papel fundamental na melhoria da segurança da saúde global, apoiando os sistemas de saúde, bem como financiar os estoques globais de vacinas contra a Ebola, cólera, meningite e febre amarela. Após duas décadas de progresso, Gavi está agora focado em proteger a próxima geração e alcançar as crianças não vacinadas que ainda estão sendo deixadas para trás, empregando finanças inovadoras e a mais recente tecnologia - de drones a biometria - para salvar milhões de vidas, prevenir surtos antes que eles possam se espalhar e ajudar os países no caminho da autossuficiência.
Saiba mais em www.gavi.org e conecte-se connosco no Facebook e Twitter.
A Vaccine Alliance reúne países em desenvolvimento e governos doadores, a Organização Mundial da Saúde, UNICEF, o Banco Mundial, a indústria de vacinas, agências técnicas, a sociedade civil, a Fundação Bill & Melinda Gates e outros parceiros do setor privado. Veja a lista completa de governos doadores e outras organizações líderes que financiam o trabalho de Gavi aqui.
Sobre a OMS
A Organização Mundial da Saúde oferece liderança global em saúde pública dentro do sistema das Nações Unidas. Fundada em 1948, a OMS trabalha com 194 Estados-Membros, em seis regiões e em mais de 150 escritórios, para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis. A nossa meta para 2019-2023 é garantir que mais um bilhão de pessoas tenham cobertura universal de saúde, proteger mais um bilhão de emergências de saúde e fornecer mais um bilhão de pessoas melhor saúde e bem-estar.
Para atualizações sobre a COVID-19 e os conselhos de saúde pública para se proteger do coronavírus, visite www.who.int e siga a OMS no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Pinterest, Snapchat, YouTube
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Para obter mais informações sobre o UNICEF e seu trabalho com as crianças, visite www.unicef.org. Para obter mais informações sobre o COVID-19, visite www.unicef.org/coronavirus.
Saiba mais sobre o trabalho da UNICEF com as vacinas COVID-19 aqui ou sobre o trabalho do UNICEF com a imunização aqui.
Siga o UNICEF no Twitter e no Facebook.
Sobre o ACT-Accelerator
O ACT-Accelerator de acesso às ferramentas COVID-19 é uma colaboração global inovadora para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo aos testes, tratamentos e vacinas COVID-19. Foi criado em resposta a um apelo dos líderes do G20 em março e lançado pela OMS, Comissão Europeia, França e Fundação Bill & Melinda Gates em abril de 2020.
O ACT-Accelerator não é um órgão de tomada de decisão ou uma nova organização, mas trabalha para acelerar os esforços colaborativos entre as organizações existentes para acabar com a pandemia. É uma estrutura de colaboração projetada para reunir os principais participantes da mesa com o objetivo de acabar com a pandemia o mais rápido possível por meio do desenvolvimento acelerado, alocação equitativa e distribuição ampliada de testes, tratamentos e vacinas, protegendo assim os sistemas da saúde e restaurar as sociedades e economias no curto prazo. Baseia-se na experiência de organizações de saúde globais que estão a enfrentar os desafios de saúde mais difíceis do mundo e que, trabalhando juntas, são capazes de desbloquear resultados novos e mais ambiciosos contra a COVID-19. Os seus membros compartilham o compromisso de garantir que todas as pessoas tenham acesso a todas as ferramentas necessárias para derrotar a COVID-19 e trabalhar com níveis de parceria sem precedentes para alcançá-lo.
O ACT-Acelerador tem quatro áreas de atuação: diagnóstico, terapêutica, vacinas e conector do sistema de saúde. O cruzamento de tudo isso é o fluxo de trabalho em Acesso e Alocação.
Contacto para os media
About UNICEF
UNICEF promotes the rights and well-being of every child, in everything we do. Together with our partners, we work in 190 countries and territories to translate that commitment into practical action, focusing special effort on reaching the most vulnerable and excluded children, to the benefit of all children, everywhere.
For more information about UNICEF and its work for children, visit www.unicef.org.