Dia Internacional da Educação 2024: Promover a aprendizagem para uma paz duradoura

Declaração conjunta da UNESCO e do UNICEF na África Subsariana

24 Janeiro 2024
A child attends classes in Odiénné in western Côte d'Ivoire
UNICEF/Diarassouba
Uma criança assiste às aulas em Odiénné, no oeste da Costa do Marfim. Para cada criança, educação.

Bissau, 24 de Janeiro de 2024 - No Dia Internacional da Educação, dedicado à Aprendizagem para uma Paz Duradoura, reafirmamos o nosso compromisso de apoiar os governos em África a proporcionar acesso universal a uma educação de qualidade para todas as crianças. Reconhecendo a educação como um direito inerente e um pilar fundamental para sociedades pacíficas, o apelo enfatiza o papel central da educação na promoção de uma governação inclusiva, democrática e participativa.

"Louvamos os governos africanos por terem demonstrado liderança na Cimeira Transformar a Educação, ao debaterem soluções para alcançar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa para todos até 2030 e reiterem os seus compromissos para com a educação como um direito humano básico.

Apesar dos progressos realizados nas últimas décadas, reconhecemos os desafios que persistem na consecução do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 sobre educação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Mais de uma em cada quatro (29%) crianças em idade escolar ainda não frequentava a escola no continente, com uma estatística preocupante que revela que a população fora da escola na África Subsariana aumentou em 12 milhões entre 2015 e 2021 (Relatório de Monitorização Global da Educação da UNESCO, 2023). A qualidade também é preocupante, mesmo para aqueles que frequentam a escola: 9 em cada 10 crianças na África Subsariana não conseguiam ler e compreender um texto simples até aos 10 anos de idade.

Por conseguinte, é importante que os governos e os parceiros mantenham a educação no topo da agenda política, sublinhando a importância de um financiamento público nacional equitativo. A educação é o melhor investimento a longo prazo para construir sociedades pacíficas e sustentáveis.

Em 2024, que a União Africana designou como o Ano da Educação, apelamos a um progresso acelerado para alcançar o ODS 4. A missão partilhada implica transformar os compromissos de alto nível da Cimeira Transformar a Educação em acções concretas, dotando os alunos africanos das competências, valores, atitudes e conhecimentos essenciais para se integrarem plenamente na sociedade e terem o melhor futuro possível.

Exortamos os governos e os parceiros a reforçar os esforços para:

  • Promover um financiamento público nacional equitativo para a educação, dando prioridade às crianças mais vulneráveis. Isto ajudará a reduzir as disparidades entre os alunos e a alcançar uma cobertura universal. Os países com maior nível de aprendizagem e anos de escolaridade de qualidade registam menos conflitos e um aumento da segurança e protecção.
  • Salientar a importância da educação no reforço e na manutenção da paz, tal como referido no ODS 4, Meta 4.7, através da promoção de uma cultura de paz e não-violência, da cidadania global e da valorização da diversidade cultural e das competências para a vida, em conformidade com a Recomendação sobre a Educação para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável, adoptada em 20 de Novembro de 2023 por 194 Estados membros da UNESCO na 42.ª Conferência Geral da UNESCO.
  • Reunir várias partes interessadas de diferentes sectores para criar um movimento, com os jovens no centro, rumo a uma educação mais robusta no século XXI para todas as crianças e jovens.

"Este apelo abrangente à acção sublinha a urgência e a importância de um esforço de colaboração para transformar a educação, tornando-a inclusiva, orientada para a paz e resistente aos desafios do século XXI. Juntos, vamos forjar um futuro em que a educação se torne a pedra angular da paz e do progresso duradouros.

Contacto para os media

Diane Yameogo
Especialista de Comunicação
UNICEF Escritório Regional para a África Ocidental e Central
Telefone: +221 77 332 4326

Sobre a UNESCO

A UNESCO contribui para a construção da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural através da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação. A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. A UNESCO trabalha para garantir a igualdade de acesso a uma educação de qualidade para todos os rapazes e raparigas, ao longo da vida, em todo o mundo. Visite www.unesco.org. Siga a UNESCO no TwitterFacebook e YouTube

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de todas as crianças, em tudo o que faz. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em mais de 190 países e territórios para traduzir esse compromisso em acções práticas, concentrando esforços especiais em alcançar as crianças mais vulneráveis e excluídas, para benefício de todas as crianças, em todo o mundo. Visite www.unicef.org.  

Siga @UNICEFAfrica no X (anteriormente Twitter), Facebook, Instagram e YouTube