Campanha de vacinação contra a poliomielite realiza-se porta a porta na Guiné-Bissau entre os dias 27 e 30 de Abril na sequência de ressurgimento de pelo menos quatro casos confirmados no país, interrompendo a sua certificação de livre de pólio entre 1998

- English
- Portuguese
Bissau, 26 de Abril de 2022 – O Ministério da Saúde Pública, com apoio técnico e financeiro do UNICEF, OMS e demais parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite (GPEI), vai vacinar mais de 300 mil crianças menores de cinco anos entre os dias 27 e 30 de Abril, através da realização da Campanha Nacional Integrada de Vacinação contra a Poliomielite, suplementação em Vitamina A e desparasitação com Mebendazol em todo território nacional, sob o lema: “PÓLIO NUNCA MAIS”.
Para a operacionalização desta campanha, 677 equipas de vacinação, num total de 3,385 pessoas, vão passar porta a porta nas comunidades, tabancas e bairros para vacinar 340,381 crianças menores de cinco anos de idade contra a poliomielite na primeira ronda de uma campanha que tem lugar na Guiné-Bissau após terem sido confirmados em Outubro de 2021, quatro casos de pólio nas regiões sanitárias do Setor Autónomo de Bissau (SAB) e Biombo.
O lançamento da referida campanha vai ter lugar na próxima 4° feira, dia 27 de Abril do ano em curso, pelas 11h00 no recinto em frente às instalações do Ministério da Saúde Pública e decorrem sobre o Alto Patrocínio de Sua Excelência, Sr. Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló. Contudo, as atividades de advocacia e mobilização social ao nível descentralizado tiveram início a 24 de Abril.
A Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite (GPEI) tem como objetivo assegurar que nenhuma criança volte a ficar paralisada devido a qualquer poliovírus.
As nossas crianças menores de cinco anos estão a correr perigo de adoecer com a Pólio, uma doença que pode provocar paralisia nos braços e nas pernas dos pequeninos. A Pólio não tem cura. Por isso, assegure que a sua criança menor de cinco anos seja administrada as duas gotinhas contra a Pólio, suplementada com Vitamina A e desparasitada com Mebendazol e contribua para a sobrevivência e o desenvolvimento da criança Guineense.

Contacto para os media
Acerca do UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Para obter mais informações sobre o UNICEF e o seu trabalho, visite: https://www.unicef.org/guineabissau/pt
Siga o UNICEF no Facebook, Twitter e YouTube