Advocacia, comunicação e parcerias
Advogar pela realização dos direitos de cada criança

- Disponível em:
- English
- Portuguese
Desafios
Embora vários canais de mídia tenham mostrado ser as melhores maneiras de criar conscientização sobre a comunicação de mudança de comportamento, especialmente em relação aos direitos das crianças e das mulheres, o setor de mídia da Guiné-Bissau exige apoio contínuo.
Algumas das necessidades atuais do país neste setor são de aumentar o envolvimento das mulheres a apreciar o rádio, uma vez que os dados atuais mostram um baixo nível de uso do rádio pelas mulheres. Segundo a pesquisa do MICS 5, apenas 15 por cento das mulheres leem um jornal ou uma revista contra 82 por cento que ouvem rádio e 48 por cento que assistem televisão pelo menos uma vez por semana. No entanto, de acordo com o mesmo estudo, homens dos 15 aos 49 anos relatam um nível de exposição muito maior do que as mulheres. Esses resultados destacam que o rádio e a televisão são os canais de comunicação mais utilizados pela população. Por outro lado, o uso de um computador, telefone celular e internet para acessar mídias sociais e plataformas de comunicação on-line também está fortemente associado à residência, ao nível educacional e ao bem-estar econômico.
Soluções
Existem cerca de 50 rádios, incluindo rádios comunitárias, um número elevado para um país tão pequeno. No entanto, a cobertura e o uso da TV são muito limitados, principalmente porque a cobertura de eletricidade é muito baixa. Dado o atual cenário dos mídia, as rádios comunitárias, com programas de conscientização produzidos e transmitidos nos idiomas locais, desempenham um papel muito importante nas comunidades rurais.
Numa tentativa de fortalecer as parcerias e alianças na Guiné-Bissau, a seção de advocacia, comunicação e parcerias do UNICEF continua a ampliar o seu mandato de mudar comportamentos e atitudes para melhorar os resultados de desenvolvimento para mulheres e crianças e de aumentar a sobrevivência infantil através da promoção de 16 práticas familiares essenciais. Para atingir este objetivo, são estabelecidas parcerias estratégicas com emissoras comunitárias e nacionais de rádio, líderes religiosos e tradicionais, organizações juvenis, professores, jornalistas, ONGs e OBCs.
Recursos
Em 2018, os esforços do UNICEF Guiné-Bissau foram direcionados na produção de uma análise baseada em evidências da situação das crianças, na procura de apoio técnico ao governo (planos e políticas nacionais) para ampliar a sua advocacia para crianças e servir de alavanca para recursos adicionais.
Ao longo do ano, o principal foco de advocacia do UNICEF foi a imunização. Para aumentar a demanda à vacinação, foi fortalecida a parceria com líderes religiosos e tradicionais: dois fóruns nacionais foram organizados com o apoio do UNICEF. O resultado foi o compromisso formal assinado por 78 líderes tradicionais e religiosos para garantir que todas as crianças menores de um ano sejam imunizadas e registradas logo após nascimento.

Como operacionalização direta deste compromisso, foram estabelecidos comités de mobilização social nos 6 setores administrativos de duas regiões, Oio e Gabú (dos 10 planeados). A capacidade da equipa de saúde foi aprimorada em torno de comunicação interpessoal (CIP) em relação à vacinação: um manual de treinamento em CIP foi desenvolvido pelo UNICEF e uma equipa de 77 gerentes de saúde foi formada. Por sua vez, eles formaram 865 agentes comunitários de saúde.
O instituto da mulher e criança e o parlamento nacional infantil (PNI) têm conduzido atividades de advocacia para crianças, com o apoio do UNICEF e de outros parceiros. Em colaboração com o PNI, o UNICEF apoiou a inauguração do novo comité executivo da 6ª legislatura do parlamento nacional infantil e a organização da sua primeira sessão nacional, que reuniu 102 crianças parlamentares por 4 dias. Além disso, o UNICEF organizou uma formção administrada a 64 membros do Parlamento Infantil sobre o uso de software e ferramentas para produzir conteúdo multimédia.
A Embaixadora Nacional do UNICEF, a cantora Tchuma Bari, continuou a demonstrar o seu forte compromisso com a advocacia. 14 de dezembro, ela realizou um concerto ao vivo em Bissau para centenas de crianças e a suas famílias. O evento foi organizado para o lançamento de seu CD patrocinado pelo UNICEF com 8 músicas sobre os direitos da criança, sob o título “Cuidemos das nossas crianças”. Este lançamento foi realizado sob o patrocínio da primeira-dama, que continuou a defender ativamente os direitos da criança.