Terremoto em Marrocos
Milhares de crianças, adolescentes e famílias afetados

Em 8 de setembro de 2023, um poderoso terremoto atingiu Marrocos, matando mais de 2,8 mil pessoas em diferentes regiões do país e ferindo outros milhares. Muitos dos feridos permanecem em estado crítico.
O tremor de magnitude 6.8 foi o mais forte a atingir Marrocos em 120 anos. Tal como acontece com qualquer grande terremoto, é provável que os tremores secundários continuem nos próximos dias e semanas, colocando crianças, adolescentes e famílias em maior risco.
Em qualquer emergência, meninas e meninos estão sempre entre os mais vulneráveis. Crianças, adolescentes e famílias podem ter sido deslocados pelo terremoto e necessitam urgentemente de assistência. Embora ainda não esteja claro quantos meninos e meninas foram afetados pela destruição, muitas pessoas, incluindo crianças e adolescentes, provavelmente foram deslocadas devido à destruição de sua casa ou porque têm medo de regressar às casas danificadas. Os relatórios iniciais indicam que aproximadamente 100 mil crianças e adolescentes foram afetados. É provável que esses números só aumentem.
Imediatamente após qualquer grande terremoto, encontrar e salvar as pessoas é a primeira prioridade e o Governo de Marrocos está liderando esses esforços de busca e salvamento. O UNICEF está acompanhando de perto a situação e está pronto para apoiar o Governo de Marrocos na resposta às necessidades urgentes das famílias.
A longo prazo, crianças, adolescentes e famílias afetados necessitarão de abrigo, água potável, assistência médica e de saúde e apoio alimentar e nutricional. Os serviços de proteção infantil, incluindo o apoio psicossocial, serão fundamentais para ajudar meninas, meninos, e seus responsáveis a processarem as suas experiências angustiantes. O regresso de crianças e adolescentes à escola também é fundamental para a sua recuperação a longo prazo.
UNICEF coloca crianças e adolescentes em primeiro lugar em situações de emergência
Numa emergência, meninas e meninos estão sempre entre os mais vulneráveis. Crianças, adolescentes e famílias deslocados pelo terremoto em Marrocos necessitarão de abrigo, água potável, cuidados médicos, proteção e apoio psicossocial. Sempre e onde quer que ocorram emergências, o UNICEF coloca meninas e meninos em primeiro lugar. A sua doação ajuda o UNICEF a estar preparado para prestar apoio de emergência às crianças, aos adolescentes e às suas famílias.