Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Grandes centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF

 

Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido

Logomarca do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido

O Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido é uma iniciativa de solidariedade, de cidadania e de compromisso de todo o Brasil com o desenvolvimento dessa região. Ele representa a união de forças entre governo federal, os governos dos nove Estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo, de organizações da sociedade civil, de organismos internacionais, de empresas e da população.

Em junho de 2004, os governadores dos 11 Estados assinaram um documento em que se comprometeram a adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção. Também se responsabilizaram por apoiar e incentivar os municípios para que fizessem o mesmo. Em abril de 2005, a sociedade brasileira tomou conhecimento do Pacto, em um grande evento nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), comandado pelos embaixadores do UNICEF no Brasil Renato Aragão e Daniela Mercury, com participação de representantes de diversos segmentos da sociedade brasileira, ministros, governadores, prefeitos, representantes de ONGs, artistas, crianças e adolescentes.

Além de conquistar espaço para a infância do Semiárido em políticas nacionais de diversos ministérios e órgãos federais, a iniciativa possibilitou intenso intercâmbio de experiências e informações entre os governos signatários, organizações da sociedade civil e empresas.

No âmbito federal, várias iniciativas governamentais passaram a dar maior destaque ao Semiárido em suas prioridades. É o caso, por exemplo, do Pró-Conselho Brasil, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde; da Pesquisa Chamada Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Programa de Fortalecimento dos Gestores Municipais de Educação, do Ministério da Educação; do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Ensino, do Ministério da Educação e da Undime; e do Programa Brasil Quilombola, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Os Estados formaram comitês, apoiaram políticas municipais, organizaram eventos de capacitação, estabeleceram órgãos e fundos específicos para a região e direcionaram políticas, fortalecendo parcerias em processos de desenvolvimento local.

Organizações como a Andi, o Cenpec, a Fundação Abrinq, a Undime, a GTZ, a ASA, a Resab tiveram participação ativa no Comitê Nacional e fortaleceram suas ações na região. Outras, como a Pastoral da Criança, Contag, ABMP, Fórum DCA, MST, Unefab, Inesc e Cáritas Brasileira, contribuíram na fase inicial de mobilização.

Em junho de 2007, a sociedade brasileira reafirmou o compromisso com a melhoria da qualidade de vida de crianças a adolescentes que vivem nessa região. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governadores e ministros, empresários, representantes de ONGs e o UNICEF reafirmaram publicamente o seu compromisso com o Pacto.

Em novembro de 2012, o Pacto é renovado, reafirmando o compromisso do País com os direitos da infância e adolescência no Semiárido.

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69