Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Grandes centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF

 

Semiárido

Criança do município de Santa Quitéria do Maranhão, no Semi-árido brasileiro
© UNICEF/BRZ/Luca Bonacini

Para contribuir com o compromisso brasileiro de garantir a universalidade dos direitos de suas crianças e seus adolescentes, desde 2004, o UNICEF tem como uma de suas grandes prioridades a cooperação com o Semiárido. Na região, que concentra alguns dos piores indicadores sociais do País, vivem cerca de 13 milhões de meninos e meninas. Desses, mais de 70% são pobres.

Para ajudar o Brasil a superar essas iniqüidades e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o UNICEF articulou o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido, assinado, em junho de 2007, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores dos 11 Estados do Semi-árido (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), parlamentares, empresários e representantes da sociedade civil. 

A escolha do Semiárido como uma das prioridades do UNICEF justifica-se pelos indicadores nas áreas da infância e adolescência nos quase 1.500 municípios (em vermelho) da região que abrange os nove Estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Em 2005, o UNICEF adaptou os ODM relevantes para a infância e a adolescência para o âmbito local e lançou, nos quase 1,5 mil municípios do Semiárido, uma ampla estratégia de mobilização e comunicação: o Selo UNICEF Município Aprovado – uma iniciativa que nasceu no Ceará, em 1999, onde três edições do Selo testaram e comprovaram sua eficiência na mobilização pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O modelo também foi testado e aprovado em uma edição na Paraíba, em 2002.

Hoje, o Pacto e o Selo mobilizam amplamente a sociedade nacional em torno da melhoria de vida de crianças e adolescentes do SemiÁrido. Na edição 2008 do Selo, 1.128 municípios aderiram ao desafio de alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de desenvolver e adotar, na gestão municipal, políticas públicas e programas mais efetivos, com participação das crianças, dos adolescentes e das comunidades.

O UNICEF está presente no Semiárido com os Escritórios de Fortaleza (responsável pelos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), Recife (responsável pelos Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba), Rio de Janeiro (responsável pelo Estado de Espírito Santo), Salvador (responsável pelos Estados da Bahia e Sergipe), São Luís (responsável pelo Estado do Maranhão) e São Paulo (responsável pelo Estado de Minas Gerais).

 

 

 

 

Colabore com o UNICEF

   
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69