Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Grandes centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF

 

Amazônia

Crianças indígenas brincam na beira do rio em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas
© UNICEF/BRZ/Pedro Ivo Alcantara

A Amazônia Legal Brasileira possui uma área de 5.033.072 km² e representa 61% do território brasileiro. Sua população é de 23 milhões de habitantes, correspondendo a cerca de 12% do contingente populacional do País. As crianças e os adolescentes que vivem em famílias com renda per capita de até meio salário mínimo correspondem a 61,25% da população na região. No Brasil, esse percentual é de 50,16%.

As crianças da Amazônia e suas famílias habitam uma área geográfica muito extensa e ainda pouco povoada, se comparada com o restante do Brasil. Em cada quilômetro quadrado da região, há, em média, apenas 3,3 habitantes; enquanto, nas demais regiões brasileiras, essa proporção é de 40,5 habitantes por km².

A Região Norte é a segunda do País com maior número de registros de remanescentes de quilombos e a região com maior população indígena, representando 49% do total. É também considerada a de maior percentual de projetos de assentamentos da reforma agrária.

Um dos desafios em toda a Amazônia é fazer chegar políticas públicas às áreas mais distantes dos centros urbanos, isto é, no interior dos Estados, em razão, entre outros fatores, de uma baixíssima cobertura de malhas viárias. Essa dificuldade de acesso impõe a esses grupos uma vida de isolamento, em que o principal meio de transporte são as tradicionais embarcações pluviais.

O UNICEF está presente na Amazônia por meio de seus escritórios em Belém, São Luís e Manaus. E a realização da Agenda Criança Amazônia é a nossa principal estratégia para promover a proteção e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes nessa região.

 

 

 

 

Colabore com o UNICEF

   
unite for children

UNICEF reconhece a importância da privacidade e estamos empenhados em manter a confidencialidade e segurança de suas informações pessoais.

Você está em um ambiente seguro para efetuar sua doação. Esta página foi projetada para proteger suas informações pessoais contra acesso, modificação ou divulgação não autorizada. Mantemos procedimentos físicos, eletrônicos e processuais apropriados e certificados. Você pode falar conosco gratuitamente pelo 0800-605-2020 (horário comercial) para dúvidas, sugestões ou caso precise cancelar sua doação.

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é um órgão sem fins lucrativos que promove a defesa dos direitos das crianças e contribui para o seu desenvolvimento. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e jurídicas, organizações e venda de produtos licenciados. Nos termos da legislação tributária brasileira, goza de isenção com relação aos tributos federais devido sobre suas receitas próprias 

CNPJ: 03744126/0001-69