Onde atuamos

Onde atuamos no Brasil

Grandes centros urbanos

Amazônia

Semiárido

Selo UNICEF

 

Agenda Criança Amazônia

Em junho de 2008, sete governadores da Amazônia Legal assinaram a Agenda Criança Amazônia, em ato promovido durante a primeira Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Belém (PA). Por meio de uma ação simbólica, os governadores do Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Mato Grosso, Tocantins e Roraima firmaram o acordo, assumindo o compromisso para a construção de um plano de ação para integração, articulação e cooperação voltadas para a garantia dos direitos de cada criança e de cada adolescente da região. Ao assinar a Agenda, os governadores comprometeram-se a efetivar políticas públicas que beneficiassem os mais de 9 milhões de meninos e meninas da Amazônia Legal Brasileira.

Ministros das áreas de Direitos Humanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, organizações da sociedade civil e do setor privado também apoiaram a iniciativa. O então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, representando o governo federal, afirmou que só é possível garantir os direitos da infância e da adolescência com o desenvolvimento sustentado. "Sem isso, as crianças não têm boa educação, nem uma boa alimentação, e a mortalidade é maior. O desenvolvimento sustentado é a garantia de que as crianças, as mulheres e a população em geral vão ter acesso aos serviços públicos, sem a destruição da floresta".

Em 2009 durante o IV Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Boa Vista (RR), houve a aprovação do documento de compromisso da Agenda Criança Amazônia pelos governadores do Amapá, do Amazonas, do Mato Grosso, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins, com a participação do então ministro de Ações Estratégicas, Mangabeira Unger; e o então subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha.

Redução do sub-registro de nascimento, ampliação das ações de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, ampliação da cobertura dos programas de saúde e educação indígena contextualizada são algumas das boas práticas que o resultado da iniciativa vem mostrando.

Em novembro de 2012, a Agenda Criança Amazônia é novamente pactuada, destacando o investimento na infância e na adolescência como fatores centrais para o desenvolvimento da região.

 

 

 

 

Agenda Criança Amazônia

Conheça o compromisso assumido entre o UNICEF e os nove governadores dos Estados da Amazônia Legal Brasileira [PDF].

A infância na Amazônia Legal Brasileira

Confira alguns indicadores sobre a Amazônia Legal e a situação de crianças e adolescentes na região [arquivo PDF].
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69