Biblioteca

Publicações

Relatórios/Estudos

Legislação, normativas, documentos e declarações

Boletins

Materiais do Selo UNICEF Município Aprovado

Materiais da Plataforma dos Centros Urbanos

 

Situação Mundial da Infância 2016 (Resumo Executivo)

Leia o resumo executivo do relatório: Oportunidades justas para cada criança.
Acesse o relatório na íntegra (em inglês): www.unicef.org/sowc2016

Toda criança nasce com o mesmo inalienável direito a um começo de vida saudável, educação e uma infância segura e protegida. Mas, ao redor do mundo, milhões de crianças têm seus direitos negados e são privadas de tudo o que precisam para crescer saudáveis e fortes, devido ao seu lugar de nascimento, sua origem familiar, sua raça, sua etnia, seu gênero ou porque vivem na pobreza ou têm alguma deficiência.

Nos últimos anos, um progresso significativo foi alcançado em relação a salvar a vida das crianças, colocá-las na escola e tirar as pessoas da pobreza. Mas esse avanço não ocorreu de forma igualitária ou justa.

A iniquidade afeta milhões de crianças e ameaça o futuro do mundo. A menos que aceleremos o nosso passo para alcançá-las, o futuro de milhões de crianças desfavorecidas e vulneráveis – e, consequentemente, o futuro de suas sociedades – estará em perigo.

As atuais taxas de progresso são insuficientes para interromper esses ciclos e acabar as iniquidades antes de 2030 – data limite para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que prometem não deixar ninguém para trás. Se as tendências atuais forem mantidas, algumas regiões e países com populações em crescimento e altos níveis de desvantagem, especialmente na África e na Ásia, continuarão com o mesmo número de crianças fora da escola, como hoje. Quase 120 milhões sofrerão atraso no crescimento, prejudicando seu desenvolvimento físico e cognitivo, com consequências irreversíveis. Conflitos e crises crônicas causadas pelos efeitos da mudança climática colocarão em risco a vida e o futuro das crianças, obrigando crianças e famílias a se deslocarem cada vez mais, aumentando sua vulnerabilidade e intensificando as desvantagens.

A iniquidade não é inevitável nem intransponível. Com os investimentos certos, no tempo certo, crianças desfavorecidas podem realizar seus sonhos de uma vida melhor. Reduzindo as iniquidades que violam seus direitos hoje, tais investimentos podem ajudar essas crianças a ter uma vida mais produtiva quando adultas e habilitá-las a fornecer mais oportunidades para seus filhos, substituindo ciclos intergeracionais de privação por ciclos sustentáveis de oportunidades.

Essa é a promessa – e o imperativo – da equidade.

Todas as crianças e todos os adolescentes têm direito a oportunidades justas, e todos – governos, organizações, empresas, sociedades – têm a responsabilidade de oferecer essas oportunidades para meninos e meninas. Com base no que vem sendo feito pelo UNICEF e seus parceiros, apresentamos cinco maneiras de fortalecer nosso trabalho rumo à equidade:

  • Aumentar as informações sobre aqueles que foram deixados para trás.
  • Integrar nossos esforços em vários setores para enfrentar as múltiplas privações que prejudicam tantas crianças.
  • Inovar para acelerar o processo e levar mudança para as crianças e famílias mais excluídas.
  • Investir em equidade e encontrar novas maneiras de financiar esforços para alcançar as crianças mais desfavorecidas.
  • E envolver todo mundo, começando com as próprias comunidades, e com empresas, organizações e cidadãos ao redor do mundo que acreditam que podemos mudar o destino de milhões de crianças.

O momento de agir é este. Promover equidade – oportunidades justas para cada criança, para todas as crianças – é uma escolha que podemos e devemos fazer. Pelas crianças, pelos adolescentes e pela humanidade.

###

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

 

 

 

 

Mudanças começam quando você escolhe se importar

O que você faria se encontrasse uma criança sozinha na rua?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

unite for children
and