Multimídia

Eventos e Campanhas

Papéis de parede

Projeto UNICEF – Turma da Mônica

Spots para rádio

Transmissões ao vivo

Vídeos

 

Dia Mundial da Criança #CriançasNoControle

#DiaMundialdaCriança – 20 de novembro

Um dia de ação para as crianças e os adolescentes, feito por crianças e adolescentes (#CriançasNoControle)

Na semana de 20 a 24 de novembro, meninos e meninas assumiram o controle de instituições públicas e privadas em nove cidades brasileiras, comandaram os microfones em rádio de alcance nacional, lideraram a produção de quadrinhos e se fizeram ouvir em todo o País.

A mobilização foi parte do Dia Mundial da Criança, comemorado em 20 de novembro, aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. Em razão da data, o UNICEF convidou crianças e adolescentes de 140 países a assumir o controle por um dia, chamando a atenção da sociedade sobre a importância da participação de meninas e meninos nas decisões que afetam sua vida.

No Brasil, a data ganhou ainda mais força por coincidir com o Dia da Consciência Negra, também comemorado em 20 de novembro. A mobilização começou no sábado, 18/11, no Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O apresentador Luciano Huck abriu a semana de mobilização convidando a população a colocar as crianças no controle por um dia e postar as histórias nas redes sociais, usando a hashtag #criançasnocontrole. Ao longo da semana, centenas de fotos e vídeos foram postados e podem ser vistos em: https://secure.unicef.org.br/campanhas/dia-mundial-da-crianca

No dia 20, meninos e meninas tomaram o controle das prefeituras de Vitória (ES) e São Luís (MA), falando sobre seus direitos. Ao mesmo tempo, adolescentes assumiram o comando do programa No Ar com Otaviano Costa, na Rádio Globo, e soltaram a voz em rede nacional. A mobilização chegou também os quadrinhos da Turma da Mônica. Alunos de uma escola pública de São Paulo estudaram os direitos da criança e dos adolescentes e construíram o roteiro de uma tirinha da Mônica sobre o tema. A tirinha foi publicada no dia 6 de novembro, aniversário de 10 anos da Mônica como embaixadora do UNICEF no Brasil. No dia 20 de novembro, o vídeo sobre a iniciativa foi divulgado nos canais digitais do UNICEF.

No dia seguinte, 21, foi a vez do Rio de Janeiro (RJ), de Fortaleza (CE), de Salvador (BA) e do Recife (PE). Crianças e adolescentes assumiram o controle do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), da Defensoria Pública de Pernambuco e da Câmara Municipal de Salvador.

No terceiro dia de mobilização (22/11), meninos e meninas alagoanos passaram o dia no comando da Prefeitura de Maceió. Além de à gestão pública, o Dia Mundial da Criança chegou à iniciativa privada. Também na quarta-feira 22 de novembro, adolescentes assumiram o comando do Conselho Superior Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e falaram sobre a importância de as empresas ouvirem os adolescentes e darem oportunidades a eles.

Já no dia 23 de novembro, adolescentes se reuniram para um almoço com o prefeito de São Paulo.

Para fechar a mobilização, nos dias 23 e 24 de novembro, crianças e adolescentes tomaram o controle de Orocó, a 500 quilômetros do Recife, no sertão pernambucano. O município abriga cinco comunidades quilombolas e os recentes debates sobre a regulamentação desses territórios têm preocupado meninos e meninas que ali vivem. O direito à terra e o direito à participação foram os pontos fortes da mobilização.

O UNICEF espera que o Dia Mundial da Criança 2017 inspire governos, empresas e comunidades em todo o mundo a ouvir as crianças e os adolescentes e a incorporar as opiniões de meninos e meninas nos processos de tomada de decisão em prol da infância e da adolescência – um direito garantido pela Convenção sobre os Direitos da Criança em seu artigo 12.

#WorldChildrensDay (#DiaMundialdaCriança) não é apenas uma hashtag: é um apelo à ação para as crianças e os adolescentes, feito por crianças e adolescentes...

... Porque, se conseguirmos assegurar os direitos previstos na Convenção, todos os dias serão o Dia Mundial da Criança.

###

Confira como foram as mobilizações em todo o País:

Adolescentes assumem o controle de Orocó (PE) em defesa dos direitos de meninos e meninas quilombolas
Orocó, 24 de novembro de 2017 – Para fechar a mobilização do Dia Mundial da Criança, adolescentes tomaram o controle de Orocó, no sertão pernambucano, para defender seu direito à terra e reivindicar mais espaços de participação nas políticas públicas.

Adolescentes almoçam com prefeito de São Paulo e tomam o controle da Fiesp
São Paulo, 23 de novembro de 2017 – Em São Paulo, meninos e meninas exerceram seu direito à participação e se fizeram ouvir tanto na prefeitura quanto entre os principais empresários da capital paulista.

Meninos e meninas no comando da Prefeitura de Maceió
Maceió, 23 de novembro de 2017 – As mobilizações de #criançasnocontrole chegaram ao terceiro dia – em 22 de novembro – com meninos e meninas assumindo o comando da Prefeitura de Maceió.

Adolescentes no controle da Câmara Municipal de Salvador
Salvador, 21 de novembro de 2017 – Em Salvador, o Dia Mundial da Criança teve como alvo a Câmara Municipal. Duas adolescentes tomaram o lugar de vereadores para falar sobre inclusão e participação.

Adolescentes quilombolas no comando da Defensoria Pública de Pernambuco
Recife, 21 de novembro de 2017 – Yara Alicia Oliveira Silva, 15 anos, e Fabilson Antonio de Oliveira, 14, são adolescentes quilombolas e viajaram 500 quilômetros até o Recife para assumir o controle da Defensoria Pública de Pernambuco.

Meninos e meninas no controle do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza
Fortaleza, 21 de novembro de 2017 – Na sessão do Comdica, meninas e meninos da capital cearense tiveram a oportunidade de falar sobre os temas que os afligem, em especial o enfrentamento da violência letal contra crianças e adolescentes.

Adolescentes no controle do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2017 – Celebrando o Dia Mundial da Criança, 10 adolescentes de diferentes comunidades do Rio de Janeiro tiveram voz e puderam debater com promotores, deputados e secretários estaduais temas que impactam seu dia a dia.

Crianças no comando da Prefeitura de São Luís
São Luís, 20 de novembro de 2017 – Thiago Cutrim, 11 anos, e Kimberly Saori, 12 anos, ocuparam as cadeiras oficiais da capital maranhense como prefeito e vice-prefeita, e soltaram a voz, falando sobre os direitos dos meninos e meninas brasileiros.

Adolescentes no controle da Prefeitura de Vitória
Vitória, 20 de novembro de 2017 – Durante este Dia Mundial da Criança, Lara Viana, 14 anos, assumiu a Prefeitura de Vitória, no Estado do Espírito Santo, por um dia – junto com Davi José Calazans, 15 anos.

Crianças e adolescentes no comando da Rádio Globo
Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2017 – Quem sintonizou a Rádio Globo, na manhã de 20 de novembro, se surpreendeu ao ouvir cinco adolescentes no comando do programa "No Ar com Otaviano Costa".

Mônica celebra 10 anos como embaixadora do UNICEF em ação para o Dia Mundial da Criança
Brasília/São Paulo, 6 de novembro de 2017 – Crianças assumem o controle da Mauricio de Sousa Produções para celebrar o Dia Mundial da Criança e o aniversário de Mônica como embaixadora do UNICEF no Brasil.

 

 
Busca

 Envie por e-mail

unite for children