Multimídia

Eventos e Campanhas

Papéis de parede

Projeto UNICEF – Turma da Mônica

Spots para rádio

Transmissões ao vivo

Vídeos

 

Lançamento da nova série The Lancet – Avanços no Desenvolvimento Infantil


Gravação do Seminário de lançamento da série The Lancet – Avanços no Desenvolvimento Infantil: da Ciência a Programas em Larga Escala, realizado no auditório da Opas/OMS, em Brasília, em 9 de novembro de 2016.

Faça o download dos arquivos das apresentações do seminário

Nova série The Lancet mostra como cuidados durante a primeira infância são essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade

A nova edição do The Lancet reúne, de forma inédita, pesquisadores de diferentes áreas em um alerta sobre a importância do cuidado integral e integrado durante os três primeiros anos de vida da criança

A nova edição do The Lancet reúne, de forma inédita, pesquisadores de diferentes áreas para comprovar a importância do cuidado integral e integrado na primeira infância.

O The Lancet demonstra que, no período desde a concepção até os 2-3 anos de idade, as crianças respondem mais rapidamente às intervenções do que em qualquer outra fase da vida. É um momento único para focar em ações voltadas ao desenvolvimento integral e integrado, que incluem: saúde, nutrição, afeto, ambiente seguro, proteção e oportunidades de aprendizagem.

Cada uma dessas dimensões precisa ser olhada de forma integrada. Deficiências nutricionais antes da concepção, durante a gravidez e nos primeiros 2-3 anos da criança, por exemplo, podem resultar em atrasos no desenvolvimento ao longo da vida.

A estimulação precoce e a criação de vínculos em ambiente domiciliar seguro e livre de estresse aumentam o potencial de aprendizagem da criança no ambiente domiciliar e estabelecem as bases para a aprendizagem na escola.

O aleitamento materno até os dois primeiros anos traz significativos benefícios para mães e crianças, contribuindo para a saúde materna e infantil, a nutrição, a educação, a redução da pobreza e o crescimento econômico.

Olhar todas essas áreas em conjunto pode trazer ganhos para toda uma geração.

Crianças sob risco de não desenvolver seu pleno potencial
Por outro lado, a ausência de um cuidado integral e integrado na primeira infância pode trazer consequências para a criança hoje e no futuro. Estudos de longo prazo revelam que os problemas de crescimento desde a concepção até os 3 anos de idade têm um grande impacto sobre a saúde do adulto e o capital humano, incluindo baixos níveis educacionais e incidência de doenças crônicas.

No Brasil, segundo dados da Pnad 2014, mais de 6 milhões de meninos e meninas de até 5 anos vivem em domicílios com renda per capita de até ½ salário mínimo. Além da renda familiar, existem outros fatores de exclusão, como a situação vivenciada por crianças indígenas, quilombolas, ribeirinhas e aquelas que vivem nas periferias dos grandes centros. Essas crianças correm o risco de não se desenvolver integralmente devido à situação de vulnerabilidade em que se encontram.

Para reverter esse quadro, crianças, famílias e cuidadores precisam ter acesso a políticas públicas de qualidade, desenvolvidas com apoio da sociedade. A atuação integrada e colaborativa entre as diferentes áreas é vital para a sustentabilidade e o sucesso das políticas de desenvolvimento da primeira infância. Só assim será possível atender às múltiplas necessidades das crianças, especialmente as mais vulneráveis.

O lançamento do The Lancet no Brasil é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Banco Mundial, em parceria com Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

 

 
Busca

 Envie por e-mail

unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69