Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Comitê de Prevenção de Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens será lançado em Salvador

Lançamento será no próximo dia 21/11 e marca compromisso de ação conjunta de vários setores do governo e da sociedade civil para reduzir assassinatos de meninas e meninos na cidade
 
Salvador, 19 de novembro de 2018 – Nesta quarta-feira (21/11), será lançado o Comitê de Prevenção de Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens em Salvador. O lançamento ocorrerá na sessão de abertura da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador, às 10 horas, no Centro Batista Educacional Clériston Andrade (Cecom), no bairro do Garcia.

Como medidas concretas, o Comitê de Salvador lançará, neste 21 de novembro, uma consulta popular para conhecer a opinião da população sobre o alto número de homicídios de adolescentes. A consulta pública vai até 10 de dezembro. Para 2019, o Comitê está preparando uma sistematização dos resultados do estudo sobre as mortes de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Salvador, em elaboração pela Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Quem participa
Articulado pelo UNICEF, o Comitê será instituído formalmente pelo Ministério Público do Estado da Bahia e será liderado por um grupo gestor composto por 13 instituições:

  1. Ministério Público do Estado da Bahia;
  2. Poder Executivo do Estado da Bahia;  
  3. Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; 
  4. Poder Legislativo do Estado da Bahia; 
  5. Defensoria Pública do Estado da Bahia;
  6. Poder Executivo do Município de Salvador;
  7. Poder Legislativo do Município de Salvador;
  8. Conselho Estadual da Criança e do Adolescente;
  9. Conselho Municipal da Criança e do Adolescente;
  10. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca/BA);
  11. Cipó Comunicação Interativa; 
  12. Avante – Educação e Mobilização Social; 
  13. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Situação preocupante
Somente na capital baiana, 260 meninos e meninas com idades entre 10 e 19 anos foram assassinados em 2016, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, 237 eram negros, representando 91% do total de adolescentes assassinados. A Bahia tem o maior número absoluto de homicídios de adolescentes: foram 1.491 em 2016 (Pnad).

Segundo estimativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no Brasil, a cada dia, cerca de 31 meninos e meninas são assassinados. “Diante de um desafio tão extremo e complexo, o Comitê nasce para promover o compromisso de ação convergente de diversas instituições para evitar que a vida de adolescentes seja interrompida”, destaca Helena Oliveira, chefe do escritório do UNICEF em Salvador.

Outras experiências
O Comitê de Salvador é a terceira experiência municipal de prevenção dos homicídios de adolescentes liderada pelo UNICEF, e faz companhia ao Comitê Cearense para Prevenção de Homicídios na Adolescência, existente desde 2016, e do Comitê do Rio de Janeiro, lançado em maio deste ano.

#DiaMundialdaCriança e Dia da Consciência Negra
O lançamento ocorre na semana de celebração do Dia Mundial da Criança (20/11), promovida pelo UNICEF no mundo todo e que no Brasil ganha mais força ao coincidir com o Dia Nacional da Consciência Negra.

Agenda:
O quê: Lançamento do Comitê de Prevenção de Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens em Salvador
Quando: 21/11/2018 (quarta-feira), às 10 horas
Onde: Centro Batista Educacional Clériston Andrade (Cecom) – Praça Lord Cochrane – Bairro do Garcia.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
UNICEF Brasil
Bruno Viécili
Telefones: (71) 3183 5700 e (71) 99199 0913
E-mail: bviecili@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69