Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

UNICEF e Amil criam “Casinha Sabores” para ensinar crianças a comer bem

Logo da exposição

Na exposição, que começa dia 27 de setembro, no Shopping Eldorado (São Paulo), crianças visitam uma casa feita de doces e aprendem os benefícios da alimentação saudável

Brasília/São Paulo, 25 de setembro de 2018 – Em um mundo repleto de doces, refrigerantes e alimentos ultraprocessados, é essencial ensinar as crianças a comer bem. É esse o objetivo da “Casinha Sabores”, exposição criada pelo UNICEF, em parceria com a Amil, para mostrar a crianças e famílias, de maneira divertida e interativa, os riscos da má nutrição e a importância de se alimentar corretamente e cuidar da saúde. A exposição começa dia 27 de setembro e vai até 17 de outubro, no Shopping Eldorado, na capital paulista.

A exposição é gratuita e está organizada em três etapas. O passeio começa pela cozinha da casa, um ambiente colorido, repleto de doces, guloseimas e alimentos industrializados consumidos por crianças. O segundo cômodo é o quarto, em que são apresentadas as consequências de uma alimentação desregrada e com excesso de calorias na vida das crianças. A última parte da visita é a sala. Nela, o público conhece dez passos para uma alimentação saudável e outras dicas para deixar o cardápio mais gostoso e nutritivo. No final da exposição, será possível testar na prática os conhecimentos adquiridos, por meio de um jogo virtual em que as crianças deverão montar seu próprio prato e saberão se fizeram escolhas saudáveis ou não.

A proposta da casinha é tratar, de forma lúdica, um tema que preocupa o País: a obesidade infantil. O Brasil enfrenta uma grande mudança de padrão de consumo de alimentos, comprometendo a situação nutricional da infância e adolescência e promovendo na vida adulta o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, do Ministério da Saúde, 10% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos já estão acima do peso recomendado para a idade.

“Estamos diante de um quadro preocupante de mudança do perfil nutricional no Brasil. Com essa exposição, queremos chamar a atenção de famílias e crianças para os riscos do consumo de alimentos ultraprocessados – ricos em açúcar, sódio, gordura e pobres em nutrientes – e conscientizá-las sobre a importância de consumir alimentos saudáveis. Dessa forma, contribuímos para efetivar o direito de cada criança a crescer com saúde”, explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

“Ações como esta são muito importantes para engajar a família na busca pela vida saudável. A obesidade infantil é uma realidade no nosso país, muitas vezes influenciada pelo próprio padrão alimentar dos responsáveis pelas crianças. E estimular o conhecimento da importância da alimentação equilibrada ainda na infância é uma forma de incentivar a construção de gerações mais saudáveis”, diz Odete Freitas, pediatra e diretora de sustentabilidade da Amil.

Como forma de contribuir com informação qualificada sobre a alimentação saudável na primeira infância, o UNICEF e a Amil lançaram, neste mês, a publicação “Os 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis”. Voltada a famílias e profissionais de saúde, assistência social e educação, a publicação é focada nos dois primeiros anos de vida da criança e pode ser acessada na biblioteca virtual do UNICEF.

Serviço
O quê: Exposição Casinha Sabores:
Quando: de 27/9 a 17/10, de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h
Onde: Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, São Paulo, SP
Mais informações: www.casinhasabores.com.br

Sobre a parceria UNICEF e Amil – A Amil é parceira do UNICEF na área da Saúde. A parceria tem como objetivo desenvolver e implementar intervenções estratégicas com foco na saúde e desnutrição infantil, na promoção do aleitamento materno, na alimentação complementar saudável e na prevenção do excesso de peso de crianças e adolescentes residentes nos territórios de atuação prioritária do UNICEF: Amazônia Legal Brasileira, Semiárido e grandes centros urbanos.

Sobre a Amil – Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável. Essa é a missão da Amil. A empresa oferece uma ampla variedade de planos de assistência médico-hospitalar e odontológica que proporcionam aos seus cerca de 6 milhões de beneficiários acesso a serviços de alta qualidade. A Amil também possui uma extensa rede credenciada no país, que abrange mais de 28,7 mil serviços de saúde, entre hospitais, consultórios, clínicas médicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem. Em 2012, a Amil passou a fazer parte do UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa do setor de saúde do mundo. Hoje, ao lado do grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos e da Optum, a Amil integra o UnitedHealth Group Brasil. Para mais informações, acesse www.amil.com.br.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Contatos:
• Assessoria de Comunicação do UNICEF
Pedro Ivo Alcantara
E-mail: pialcantara@unicef.org; telefones: (61) 3035 1947 e (61) 98166 1636
Elisa Meirelles Reis
E-mail: ereis@unicef.org; telefones: (61) 3035 1979 e (61) 98166 1649
Brenda Sachiko Hada
E-mail: bshada@unicef.org; telefone: (61) 3035 1973
• Assessoria de Comunicação da Amil
Daniele Mendonça
E-mail: daniele.mendonca@uhgbrasil.com.br; telefones: (11) 3375 1600 e (11) 94176 5909
Maria Selma Santos
E-mail: mariassantos@uhgbrasil.com.br; telefones: (11) 3375 1601 e (11) 97546 7519
• Assessoria de Comunicação do Shopping Eldorado
Beatriz Cappatto
Email: beatriz.cappatto@approach.com.br; telefone: (11) 3846 5787 ramal 39

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69