Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

"Maratona UNICEF Samsung" tem inscrições prorrogadas: estudantes e professores têm até o dia 16 de junho para participar

Maratona convida alunos do ensino médio e licenciaturas, professores e especialistas em tecnologia a desenvolver aplicativos educacionais que ajudem a melhorar a qualidade do ensino no País

São Paulo/Brasília, 30 de maio de 2018 – A Samsung e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) prorrogaram até o dia 16 de junho o prazo de inscrição para a "Maratona UNICEF Samsung", uma iniciativa de programação e tecnologia para a criação de aplicativos educacionais que possam melhorar a qualidade da Educação brasileira e, com isso, auxiliar a reduzir o atraso escolar no País. O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI.

A maratona busca reunir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes do ensino médio e licenciaturas, professores e inventores para que desenvolvam protótipos de aplicativos para as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). A proposta é que os apps sejam úteis nas salas de aula do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e promovam a inovação e a aprendizagem, além de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras e reduzir o número de crianças e adolescentes em atraso escolar, garantindo o direito de aprender.

A Samsung atuará como mentora do projeto, oferecendo apoio e conhecimento para que as ideias selecionadas sejam desenvolvidas. Já o UNICEF e seus parceiros – Ministério da Educação e Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) – ficarão responsáveis pelo apoio pedagógico às equipes.

"A Maratona UNICEF Samsung é uma oportunidade para inspirar a criação de mais projetos inovadores que podem impactar a sociedade. Queremos mostrar que a tecnologia é um pilar importante na transformação social e que, aplicada à educação, pode resultar na melhoria significativa do ambiente escolar", afirma Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

"Nossa proposta, com a Maratona UNICEF Samsung, é envolver estudantes e professores na busca por soluções para os desafios da Educação brasileira. E usar a tecnologia como instrumento de mudança. Ao prorrogar as inscrições para a maratona, estamos dando espaço para que mais gente possa se unir a esse esforço e contar com o apoio do UNICEF e da Samsung para desenvolver projetos que poderão, um dia, se tornar tecnologias sociais utilizadas em escolas públicas de todo o País", explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Para Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da Softex, outro aspecto importante do evento é estimular o interesse dos estudantes pela programação por meio do uso da tecnologia na sala de aula. "Uma das propostas do Brasil Mais TI é despertar a vocação e fomentar a entrada de novos profissionais em um setor em franco processo de crescimento e considerado estratégico para o País".

Novo calendário
Com a nova data para inscrições, o regulamento foi atualizado e segue disponível no site: maratona.brasilmaisti.com.br. Nesse mesmo endereço, os interessados devem inscrever suas equipes de cinco integrantes que, obrigatoriamente, deverão ser compostas por três estudantes de escolas pública, técnica, instituto federal ou universidade pública ou privada; um estudante de ensino médio e um professor, ambos da rede pública de ensino.

Finalizadas as inscrições, o calendário da Maratona será dividido em três fases. A primeira, de 18 a 22 de junho, será a avaliação das propostas inscritas pela comissão julgadora. O resultado dessa etapa e das 32 equipes selecionadas será divulgado no dia 25 de junho.

Na segunda fase, de 25 de junho a 10 de agosto, os selecionados começarão a desenvolver os aplicativos propostos. Durante esse período, os participantes terão sessões de mentoria online para esclarecimentos técnicos e pedagógicos. Ainda nessa etapa, entre os dias 13 de agosto e 14 de setembro, as equipes iniciarão os testes dos protótipos desenvolvidos.

Os participantes deverão entregar e apresentar os aplicativos criados na terceira e última etapa da "Maratona UNICEF Samsung", que ocorrerá na semana de 1º a 5 de outubro. A maratona ainda realizará uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante das equipes selecionadas no valor de R$ 1.000,00, em dia e local a ser definido.

Samsung oferece mais do que produtos para se ir além
A Samsung, líder mundial em tecnologia, oferece um portfólio de produtos para que as pessoas transponham seus limites e barreiras para alcançar seus sonhos e objetivos de vida. A empresa tem a inovação em seu DNA e investe constantemente em pesquisa em desenvolvimento para oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para seus usuários. As pessoas são o foco principal da marca e, por esse motivo, a Samsung oferece uma série de serviços, benefícios e experiências exclusivas para os clientes por meio dos programas de pós-venda Samsung Care e Samsung Club, além de eventos de música e esportes, com o Samsung Conecta, e apoia projetos sociais que incentivam aqueles que buscam um futuro melhor, por meio do Samsung Social.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltda.
A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprena da Samsung em http://news.samsung.com/br.

Sobre a Softex
Desde a sua criação em 1996, a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) coordena o "Sistema Softex", que beneficia mais de 6 mil empresas em todo o território nacional por meio de uma rede formada por 23 agentes regionais distribuídos por 13 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Sua missão é ampliar a inovação e a competitividade do setor brasileiro de software e serviços de tecnologia da informação, promovendo o desenvolvimento do país.

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, (61) 98166 1636, pialcantara@unicef.org
Elisa Meirelles Reis, (61) 3035 1979, ereis@unicef.org

Contato Imprensa – Samsung (Brand & Corporate)
Luciana Spacca, (11) 3147 7381 | 97134 3753, luciana.spacca@maquinacohnwolfe.com
Daniel Candido, (11) 3147 7420 | 99454 5124, daniel.candido@maquinacohnwolfe.com
Bárbara Barbosa, (11) 3147 7900 | 98217 8039, barbara.barbosa@maquinacohnwolfe.com
Fernanda Doniani, (11) 3147 7448 | 97276 3660, fernanda.doniani@maquinacohnwolfe.com

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69