Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

UNICEF e Facebook apresentam ferramenta de inteligência artificial que fala com adolescente sobre segurança online

Personagem fictícia interage com jovens e compartilha experiências sobre como podem estar mais seguros na internet

São Paulo, 19 de fevereiro de 2018 – O UNICEF e o Facebook, em parceria com a empresa de comportamento Sherpas, apresentam nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, uma experiência virtual que une ficção e realidade para ajudar adolescentes e jovens a compreender os riscos de se compartilhar imagens íntimas na internet, e o que eles podem fazer em situações desse tipo.

Por meio de uma plataforma de inteligência artificial, batizada de Caretas, adolescentes a partir de 13 anos interagem por meio de um bot no Messenger com a personagem fictícia Fabi, uma adolescente muito ativa nas redes sociais. Ela está se recuperando do fim de um relacionamento quando descobre que seu ex-namorado vazou um vídeo íntimo dos dois.

A narrativa é construída usando textos, fotos, vídeos e mensagens de áudio e, durante pelo menos 48 horas, o adolescente passa a ser o melhor amigo de Fabi, trocando experiências, conselhos e aprendendo como lidar com situações de compartilhamento de imagens íntimas sem autorização. Além disso, são apresentadas aos participantes formas efetivas de se buscar ajuda em situações de violência online, como o helpline da ONG SaferNet Brasil (www.helpline.org.br).

“O Caretas é uma ferramenta digital que nos dá a oportunidade de conversar individualmente com cada adolescente, no ambiente em que ele está presente e na linguagem que ele costuma usar. Toda a vivência dele na ferramenta tem o objetivo de criar empatia com a nossa personagem e informá-lo sobre os riscos do ambiente online”, explica a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

“Essa experiência também amplia as fronteiras do engajamento digital e nos dá novos caminhos para comunicar e mobilizar as pessoas para os temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente”, acrescenta Florence.

A gerente de Programas de Segurança do Facebook para América Latina, Daniele Kleiner, destaca que a segurança das pessoas é a maior prioridade da plataforma e que a empresa tem criado ferramentas, entre elas a que impede que as pessoas façam o upload de uma imagem íntima não consentida e a de reconhecimento facial, que avisa a pessoa quando alguém fizer o upload de uma foto que pode ser dela.

“As ações educativas são essenciais para que as pessoas entendam como podem ajudar a criar um ambiente online mais acolhedor para todos. Acreditamos que o Caretas é uma iniciativa incrível justamente por unir tecnologia a um componente educativo e interativo para falar com adolescentes sobre segurança online de uma forma que faz sentido para eles”, afirma Daniele.

Os primeiros resultados do Caretas mostraram que essa forma de interagir com jovens é particularmente eficaz para chamar a atenção deles em relação aos riscos na internet.

Cerca de 7,4 mil adolescentes testaram o Caretas entre junho e novembro de 2017, com 1,6 milhão de mensagens trocadas entre eles e a Fabi. Pouco mais de 40% deles concluíram a experiência.

Dos adolescentes que chegaram até o fim da história, apenas 39,7% declararam que sabiam o que era sexting e como se proteger de violência online e cyberbullying antes do Caretas. Esse percentual cresceu para 90,5% depois da troca de mensagens com a Fabi.

“Nossa inspiração vem dessa conversa individual e personalizada da Fabi com os adolescentes. O objetivo do diálogo é informar os adolescentes e entender seus comportamentos, gerando empatia e lhes dando conhecimento para se proteger. Para nós, o Caretas é um exemplo de como podemos gerar impacto positivo em assuntos fundamentais relacionados à adolescência”, diz o cofundador da Sherpas Gastón Gertner.

Para iniciar uma conversa com a Fabi, basta entrar em www.facebook.com/ProjetoCaretas/ e clicar em “Enviar Mensagem”.

Internet Segura
Segundo o relatório do UNICEF Situação Mundial da Infância 2017: Crianças e adolescentes em um mundo digital, mais de 175 mil crianças acessam o ambiente online pela primeira vez todos os dias – uma nova criança a cada meio segundo.

Um em cada três usuários de internet em todo o mundo tem menos de 18 anos e, de acordo com o relatório, as crianças têm começado a acessar a internet cada vez mais novas. Em alguns países, menores de 15 anos usam a internet tão frequentemente quanto um adulto com mais de 25 anos.

O acesso digital expõe essas crianças a um leque de benefícios e oportunidades, mas também é preciso trabalhar por meio da educação para que elas possam fazer um uso seguro da tecnologia.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, (61) 98166 1636, pialcantara@unicef.org
Elisa Meirelles Reis, (61) 3035 1979, ereis@unicef.org

Facebook: facebook@idealhks.com
Cesar Bianconi, cesarbianconi@fb.com

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69