Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Adolescentes assumem o controle da Prefeitura de São Luís e chamam atenção para os direitos da infância

No Dia Mundial da Criança, 20 de novembro, crianças e adolescentes se fazem ouvir em algumas das mais importantes capitais do Brasil. Em São Luís, capital maranhense, meninas e meninos assumem controle da prefeitura da cidade.

São Luís, 19 de novembro de 2017 – No Dia Mundial da Criança, celebrado no dia 20 de novembro, crianças e adolescentes tomarão o controle de algumas das mais importantes instituições de seus municípios e participarão de importantes decisões para os direitos das crianças e dos adolescentes. A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, soma-se à estratégia global do UNICEF, que ocorre em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida. As atividades serão realizadas em eventos, em veículos de comunicação e nas redes sociais do UNICEF Brasil.

No Brasil, as ações do Dia Mundial da Criança contarão com a participação de prefeitos, secretários municipais, promotores e, sobretudo, de crianças e adolescentes. Participarão os municípios de Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Em São Luís, no dia 20 de novembro, adolescentes ganharão protagonismo na Prefeitura Municipal.

"Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida", explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

#CriançasNoControle em São Luís – Nesta segunda-feira (20/11), estudantes da rede pública municipal de ensino, assumem o controle da Prefeitura Municipal de São Luís. Eles são parte do Projeto Prefeito Criança da Secretaria Municipal de Educação. A escolha dos "novos gestores" foi feita por meio de votação ocorrida entre os meses de setembro e outubro. Os alunos Thiago Emanuel Leite Cutrim e Kimberly Saori Marques Viegas, do 6º ano da Unidade de Educação Básica Maria Rocha, foram eleitos prefeito e vice-prefeita crianças, respectivamente, com o projeto "Meio Ambiente e Reciclagem – 4R's na escola – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar".

Eles foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral e tomaram posse na Câmara Municipal. Mas ficarão à frente da Prefeitura neste dia 20 de novembro, Dia Mundial da Criança. Ao todo, serão 12 adolescentes que estarão apresentando suas propostas, levando suas expectativas e dialogando com as autoridades presentes. Na ocasião, será feita a adesão solene da Prefeitura à iniciativa de Busca Ativa Escolar, que localiza crianças e adolescentes fora da escola e os leva de volta à sala de aula.

O principal objetivo do projeto Prefeito Criança é despertar a consciência política e social das crianças e dos adolescentes da rede pública municipal de São Luís, além de incentivá-los a conhecer os trabalhos do Legislativo e Executivo Municipal. O Prefeito Criança eleito, Thiago Cutrim, se comprometeu em cumprir a promessa de campanha em desenvolver ações para a sustentabilidade. "Temos que fazer o local em que vivemos mais agradável. Tendo consciência e desenvolvendo projetos de sustentabilidade, vamos conseguir", concluiu.

Agenda do Dia Mundial da Criança 2017 em São Luís
8h – Chegada dos adolescentes à Prefeitura
8h30 – Lanche de boas-vindas na Prefeitura
9h00 – Reunião do Prefeito Criança, Vice-prefeita e seu conselho com os Secretários de Saúde, Educação e Assistência. Pauta: adesão solene da Prefeitura à Busca Ativa Escolar
10h – Saída para visita à creche, para inspeção às obras na Chácara Brasil
12h – Retorno à Prefeitura

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Crianca.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
Comunicação – UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, (61) 98166 1636, pialcantara@unicef.org
Ida Pietricovsky de Oliveira, (91) 98128 9022, ipoliveira@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69