Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes assumem o controle da Prefeitura de São Luís e chamam atenção para os direitos da infância

No Dia Mundial da Criança, 20 de novembro, crianças e adolescentes se fazem ouvir em algumas das mais importantes capitais do Brasil. Em São Luís, capital maranhense, meninas e meninos assumem controle da prefeitura da cidade.

São Luís, 19 de novembro de 2017 – No Dia Mundial da Criança, celebrado no dia 20 de novembro, crianças e adolescentes tomarão o controle de algumas das mais importantes instituições de seus municípios e participarão de importantes decisões para os direitos das crianças e dos adolescentes. A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, soma-se à estratégia global do UNICEF, que ocorre em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida. As atividades serão realizadas em eventos, em veículos de comunicação e nas redes sociais do UNICEF Brasil.

No Brasil, as ações do Dia Mundial da Criança contarão com a participação de prefeitos, secretários municipais, promotores e, sobretudo, de crianças e adolescentes. Participarão os municípios de Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Em São Luís, no dia 20 de novembro, adolescentes ganharão protagonismo na Prefeitura Municipal.

"Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida", explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

#CriançasNoControle em São Luís – Nesta segunda-feira (20/11), estudantes da rede pública municipal de ensino, assumem o controle da Prefeitura Municipal de São Luís. Eles são parte do Projeto Prefeito Criança da Secretaria Municipal de Educação. A escolha dos "novos gestores" foi feita por meio de votação ocorrida entre os meses de setembro e outubro. Os alunos Thiago Emanuel Leite Cutrim e Kimberly Saori Marques Viegas, do 6º ano da Unidade de Educação Básica Maria Rocha, foram eleitos prefeito e vice-prefeita crianças, respectivamente, com o projeto "Meio Ambiente e Reciclagem – 4R's na escola – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar".

Eles foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral e tomaram posse na Câmara Municipal. Mas ficarão à frente da Prefeitura neste dia 20 de novembro, Dia Mundial da Criança. Ao todo, serão 12 adolescentes que estarão apresentando suas propostas, levando suas expectativas e dialogando com as autoridades presentes. Na ocasião, será feita a adesão solene da Prefeitura à iniciativa de Busca Ativa Escolar, que localiza crianças e adolescentes fora da escola e os leva de volta à sala de aula.

O principal objetivo do projeto Prefeito Criança é despertar a consciência política e social das crianças e dos adolescentes da rede pública municipal de São Luís, além de incentivá-los a conhecer os trabalhos do Legislativo e Executivo Municipal. O Prefeito Criança eleito, Thiago Cutrim, se comprometeu em cumprir a promessa de campanha em desenvolver ações para a sustentabilidade. "Temos que fazer o local em que vivemos mais agradável. Tendo consciência e desenvolvendo projetos de sustentabilidade, vamos conseguir", concluiu.

Agenda do Dia Mundial da Criança 2017 em São Luís
8h – Chegada dos adolescentes à Prefeitura
8h30 – Lanche de boas-vindas na Prefeitura
9h00 – Reunião do Prefeito Criança, Vice-prefeita e seu conselho com os Secretários de Saúde, Educação e Assistência. Pauta: adesão solene da Prefeitura à Busca Ativa Escolar
10h – Saída para visita à creche, para inspeção às obras na Chácara Brasil
12h – Retorno à Prefeitura

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Crianca.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
Comunicação – UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, (61) 98166 1636, pialcantara@unicef.org
Ida Pietricovsky de Oliveira, (91) 98128 9022, ipoliveira@unicef.org

 

 
unite for children