Imprensa

Notícias

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes assumem protagonismo no Ministério Público do Rio de Janeiro

No Dia Mundial da Criança, crianças e adolescentes se fazem ouvir em algumas das mais importantes capitais do Brasil. No Rio de Janeiro, meninas e meninos assumem o controle do Ministério Público e expressam o desafio de uma vida com oportunidades, sem violência.

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2017 – Na semana do Dia Mundial da Criança, celebrado no dia 20 de novembro, crianças e adolescentes tomarão o controle de algumas das mais importantes instituições de seus municípios e participarão de importantes decisões para os direitos das crianças e dos adolescentes. A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, soma-se à estratégia global do UNICEF, que ocorre em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida. As atividades serão realizadas em eventos, em veículos de comunicação e nas redes sociais.

No Brasil, as ações do Dia Mundial da Criança contarão com a participação de prefeitos, secretários municipais, promotores e, sobretudo, de crianças e adolescentes. Participarão os municípios de Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.

"Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida", explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

No Rio de Janeiro, no dia 21 de novembro (terça-feira), adolescentes ganham protagonismo no Ministério Público do Rio de Janeiro.

#CriançasnoControle no Rio de Janeiro – Na capital fluminense, a programação começa com a adolescente Thais Antunes Matozo, 17 anos, que abre a reunião solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Rio de Janeiro assumindo o lugar do procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem. A jovem Lays Sthefany da Silva Santos, 18 anos, por sua vez, fará um depoimento de suas vivências e expectativas em relação à cidadania dos adolescentes, enquanto Patrick Antunes Pereira, 16 anos, falará da importância da escuta e participação dos adolescentes.

"Ser escolhido pelo UNICEF para sediar o dia da celebração dos 28 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, comemorado mundialmente no dia 20 de novembro, é para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro motivo de grande júbilo. Será, com certeza, um dia inesquecível, um grande marco no fortalecimento dos direitos fundamentais das crianças", disse Eduardo Gussem.

No decorrer do dia, o grupo dialogará com promotores de justiça, bem como se reunirá com Roberto Sá, secretário estadual de Segurança Pública, e César Benjamim, secretário municipal de Educação. Moradores da Mangueira, Rocinha, Borel, Cidade de Deus, Guaratiba, entre outras comunidades, os adolescentes expressarão suas percepções, desafios e propostas para uma vida de oportunidades, sem violência, para cada adolescente da cidade.

Na ocasião, será firmada uma carta de intenções entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e o UNICEF para a soma de esforços na prevenção de novos homicídios de adolescentes na cidade do Rio de Janeiro. Em todo Brasil, 29 adolescentes têm sua vida interrompida a cada dia. Na cidade do Rio de Janeiro, 278 adolescentes foram assassinados em 2015 – a grande maioria meninos, negros e pobres.

Agenda #CriançasnoControle no Rio de Janeiro (RJ)
10h – Nomeação da Procuradora-Geral adolescente na sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro. Assinatura de carta de intenções entre Ministério Público e UNICEF.
11h – Reunião dos adolescentes com diferentes promotores de justiça, ligados à área de Infância, Violência Doméstica, Cidadania, Segurança Pública, Direitos Humanos e Minorias.
14h – Encontro dos adolescentes com Roberto Sá, Secretário Estadual de Segurança Pública, e César Benjamim, Secretário Municipal de Educação.
15h30 – Encerramento.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Criança

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
Comunicação – UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, (61) 3035 1947 ou (61) 98166 1636, pialcantara@unicef.org
Immaculada Prieto, (61) 98237-0856, iprieto@unicef.org

 

 
unite for children