Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Adolescentes assumem controle da Prefeitura de Vitória e chamam atenção para os direitos da infância

No Dia Mundial da Criança, a ser comemorado em 20 de novembro, crianças e adolescentes se fazem ouvir em algumas das mais importantes capitais do Brasil. Em Vitória, capital do Espírito Santo, meninas e meninos assumem o controle da prefeitura da cidade.
 
Vitória, 17 de novembro de 2017 – No Dia Mundial da Criança, celebrado dia 20 de novembro, crianças e adolescentes tomarão o controle de algumas das mais importantes instituições de seus municípios e participarão de decisões para os direitos das crianças e dos adolescentes. A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, soma-se à estratégia global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que ocorre em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam diretamente sua vida.

No Brasil, as ações do Dia Mundial da Criança contarão com a participação de prefeitos, secretários municipais, promotores e, sobretudo, de crianças e adolescentes. Participarão os municípios de Vitória, Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo. Em Vitória, no dia 20 de novembro (segunda-feira), adolescentes ganharão protagonismo na Prefeitura Municipal.

“É uma honra receber os alunos nesse dia especial, contribuir com a ação do UNICEF e ajudar na formação cidadã de jovens compreendendo e observando de perto como é o trabalho, por exemplo, de um prefeito, que lidera a cidade. Dessas crianças, sairão os líderes do futuro. Poder ajudar na formação da cidadania, entendendo como funcionam os mecanismos democráticos e republicanos, é uma oportunidade muito especial. E será um dia muito especial para mim também, não só para eles. Pode ter certeza!”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida”, explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

#CriançasnoControle em Vitória – No dia 20 de novembro, às 10h, estudantes da rede municipal de ensino de Vitória assumirão a gestão municipal e trarão sua visão, sonhos e propostas para uma vida melhor para todos os meninos e meninas da capital capixaba. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, foi batizada como #SomosTodosPrefeitos, e a abertura ocorre no prédio da prefeitura. O prefeito Luciano Rezende e secretários municipais participarão do evento.

No decorrer do dia, estudantes de diferentes bairros da cidade participarão da gestão municipal por um dia, cumprindo a agenda do prefeito Luciano Rezende e do vice-prefeito Sérgio Sá Freitas, além dos secretários de Educação; de Saúde; de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana; da Central de Serviços; de Assistência Social; de Esportes e Lazer; de Cidadania e Direitos Humanos; de Meio Ambiente e Serviços Urbanos; de Cultura; de Desenvolvimento da Cidade; e de Gestão, Planejamento e Comunicação.

A programação começa com a posse do estudante prefeito e inclui visita a uma escola, encontro com presidente da Câmara de Vereadores e reunião com todo o secretariado. Moradores de diferentes bairros da cidade, os estudantes participam do projeto de Rádios Escolas e foram convidados a responder o que fariam se fossem prefeitos e como fortaleceriam a participação dos adolescentes nas unidades de ensino.

Agenda em Vitória (ES)
10h – Posse dos estudantes prefeitos no gabinete - Palácio Municipal Jerônimo Monteiro, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927 - Bento Ferreira
11h – Entrega do pátio da EMEF Ronaldo Soares (R. América do Sul, 2, Resistência)
12h30 – Almoço
14h – Agenda na Secretaria Municipal de Educação (Rua Doutor Arlindo Sodré, 485, Itararé)
16h – Reunião do estudante prefeito com presidente da Câmara Municipal e secretários municipais (Palácio Municipal Jerônimo Monteiro, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, Bento Ferreira)

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Crianca.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
Comunicação – UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, (61) 98166 1636, pialcantara@unicef.org
Immaculada Prieto, (21) 98237 0856, iprieto@unicef.org
Comunicação – Prefeitura Municipal de Vitória
Jaldecy Pereira, (27) 98849 6056, jp@vitoria.es.gov.br

 

 
unite for children