Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes assumem controle da Prefeitura de Vitória e chamam atenção para os direitos da infância

No Dia Mundial da Criança, a ser comemorado em 20 de novembro, crianças e adolescentes se fazem ouvir em algumas das mais importantes capitais do Brasil. Em Vitória, capital do Espírito Santo, meninas e meninos assumem o controle da prefeitura da cidade.
 
Vitória, 17 de novembro de 2017 – No Dia Mundial da Criança, celebrado dia 20 de novembro, crianças e adolescentes tomarão o controle de algumas das mais importantes instituições de seus municípios e participarão de decisões para os direitos das crianças e dos adolescentes. A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, soma-se à estratégia global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que ocorre em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam diretamente sua vida.

No Brasil, as ações do Dia Mundial da Criança contarão com a participação de prefeitos, secretários municipais, promotores e, sobretudo, de crianças e adolescentes. Participarão os municípios de Vitória, Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo. Em Vitória, no dia 20 de novembro (segunda-feira), adolescentes ganharão protagonismo na Prefeitura Municipal.

“É uma honra receber os alunos nesse dia especial, contribuir com a ação do UNICEF e ajudar na formação cidadã de jovens compreendendo e observando de perto como é o trabalho, por exemplo, de um prefeito, que lidera a cidade. Dessas crianças, sairão os líderes do futuro. Poder ajudar na formação da cidadania, entendendo como funcionam os mecanismos democráticos e republicanos, é uma oportunidade muito especial. E será um dia muito especial para mim também, não só para eles. Pode ter certeza!”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida”, explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

#CriançasnoControle em Vitória – No dia 20 de novembro, às 10h, estudantes da rede municipal de ensino de Vitória assumirão a gestão municipal e trarão sua visão, sonhos e propostas para uma vida melhor para todos os meninos e meninas da capital capixaba. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, foi batizada como #SomosTodosPrefeitos, e a abertura ocorre no prédio da prefeitura. O prefeito Luciano Rezende e secretários municipais participarão do evento.

No decorrer do dia, estudantes de diferentes bairros da cidade participarão da gestão municipal por um dia, cumprindo a agenda do prefeito Luciano Rezende e do vice-prefeito Sérgio Sá Freitas, além dos secretários de Educação; de Saúde; de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana; da Central de Serviços; de Assistência Social; de Esportes e Lazer; de Cidadania e Direitos Humanos; de Meio Ambiente e Serviços Urbanos; de Cultura; de Desenvolvimento da Cidade; e de Gestão, Planejamento e Comunicação.

A programação começa com a posse do estudante prefeito e inclui visita a uma escola, encontro com presidente da Câmara de Vereadores e reunião com todo o secretariado. Moradores de diferentes bairros da cidade, os estudantes participam do projeto de Rádios Escolas e foram convidados a responder o que fariam se fossem prefeitos e como fortaleceriam a participação dos adolescentes nas unidades de ensino.

Agenda em Vitória (ES)
10h – Posse dos estudantes prefeitos no gabinete - Palácio Municipal Jerônimo Monteiro, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927 - Bento Ferreira
11h – Entrega do pátio da EMEF Ronaldo Soares (R. América do Sul, 2, Resistência)
12h30 – Almoço
14h – Agenda na Secretaria Municipal de Educação (Rua Doutor Arlindo Sodré, 485, Itararé)
16h – Reunião do estudante prefeito com presidente da Câmara Municipal e secretários municipais (Palácio Municipal Jerônimo Monteiro, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, Bento Ferreira)

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Crianca.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
Comunicação – UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, (61) 98166 1636, pialcantara@unicef.org
Immaculada Prieto, (21) 98237 0856, iprieto@unicef.org
Comunicação – Prefeitura Municipal de Vitória
Jaldecy Pereira, (27) 98849 6056, jp@vitoria.es.gov.br

 

 
unite for children