Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Porta-voz do UNICEF para crianças com deficiência participa das Olimpíadas Especiais no Recife

Lucy Meyer, atleta paralímpica estadunidense, visita Recife para defender políticas de qualidade para crianças e adolescentes com deficiência

Recife, 24 de agosto de 2017 – A porta-voz do UNICEF para crianças com deficiência, a jovem estadunidense Lucy Meyer, visita Pernambuco entre os dias 24 e 30 de agosto, para conhecer iniciativas ligadas às Olimpíadas Especiais no Brasil e a alguns dos programas do UNICEF pelos direitos das crianças com deficiência. Em dois dias de programação, o evento reunirá crianças e jovens com deficiência intelectual, familiares e atletas sem deficiência em atividades pré-esportivas e recreativas, assistência psicológica e médica, além da competição de futebol, atletismo e natação. Durante sua permanência, Lucy também visitará escolas e participará da Caravana do Esporte e das Artes.

"Infelizmente a maioria das crianças com deficiência costumam ser invisíveis, estão excluídas das escolas e abandonadas pelo governo. O acesso à educação, atendimento médico e serviços básicos tende a não ocorrer, além do preconceito e discriminação que elas podem sofrer. Por isso, a visita de Lucy Meyer é importante. Ajuda-nos a trazer luz sobre esse tema e garantir que essas crianças e adolescentes brasileiros possam ter seus direitos garantidos", disse Robert Gass, chefe do UNICEF no Brasil para o território do Semiárido.

Cumprindo sua missão de dar voz e visibilidade às crianças com deficiências intelectuais e de desenvolvimento e defender a inclusão integral delas em suas comunidades, há seis anos, Lucy percorre o mundo compartilhando sua forma apaixonada de enfrentar os desafios e buscar por direitos iguais. Nascida com paralisia cerebral, a garota de 18 anos é nadadora e atleta ativa da Special Olympics nos Estados Unidos, competição em que ganhou medalha de ouro em 2014, representando o time da Califórnia nos jogos de Nova Jersey.

"Lucy é o que chamamos de uma verdadeira transformadora para a inclusão”, afirmou Janet Froetscher, CEO da Special Olympics. Por meio do seu esforço e trabalho duro, ela está garantindo, ao redor do mundo, que as crianças com deficiência tenham as mesmas oportunidades nos esportes, recebam atendimento médico e sejam parte de suas comunidades", completou.

Lucy iniciou seu envolvimento com o Fundo dos EUA para o UNICEF, em 2011, ao começar a arrecadar recursos para apoiar crianças com deficiência em países em desenvolvimento. O site criado já obteve mais de 250 mil dólares (www.unicefusa.org/donate/lucymeyer). Em 2013, aos 14 anos, Lucy foi nomeada porta-voz do UNICEF para crianças com deficiência e, em 2015, tornou-se também mensageira da parceria com a Special Olympics para ajudar na aquisição de recursos para programas que beneficiam as crianças a partir do treinamento esportivo e competições, além de capacitação para os familiares, em países como o Brasil, México, Peru, Belize e Jamaica.

Inclusão – "Fico animada em trabalhar com essa parceria para levantar recursos, mudar atitudes e promover oportunidades para crianças com deficiência ao redor do mundo. Desejo que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades em saúde, educação e esportes que eu tive", descreve Lucy, defendendo ainda que aceitação e inclusão de crianças com deficiência não deveriam depender de onde se nasce, mas ser um direito. Ao longo dos anos, Lucy já levou sua mensagem ao presidente Barack Obama, a diplomatas internacionais e senadores americanos, compartilhando sua história e solicitando urgência em alterações da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, além de discutir outros assuntos relacionados.

Para Caryl Stern, presidente e CEO do Fundo dos EUA para o UNICEF, "Lucy está compartilhando uma mensagem essencial: a de que todas as crianças devem ter esperança e sonhos e todas as crianças merecem uma oportunidade justa para fazer seus sonhos virarem realidade".

Olimpíadas Especiais no Brasil  – A Special Olympics é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que se dedica a oferecer treinamento esportivo e oportunidades de competição durante todo o ano a pessoas com deficiência intelectual, reconhecendo e valorizando o desempenho de cada um. Uma grande variedade de esportes olímpicos é aplicada, possibilitando oportunidades de desenvolver a condição física, demonstrar coragem, experimentar alegria e participar de um intercâmbio de dons, destrezas e amizade com as famílias, outros atletas e a comunidade.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações
Comunicação do UNICEF no Brasil
Bruno Viécili
Telefone: (71) 31835700
E-mail: bviecili@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69