Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

UNICEF realiza seminário internacional sobre prevenção, cuidado e garantia de direitos de crianças, mulheres e famílias no contexto do vírus zika

Evento reúne especialistas de diferentes países para compartilhar boas práticas para a garantia dos direitos de crianças com a síndrome congênita do zika e outras deficiências

Salvador, 8 de agosto de 2017 – Nos dias 8 e 9 de agosto de 2017, o UNICEF realiza o Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika – prevenção, cuidado e garantia de direitos de crianças, mulheres e famílias, no Cimatec, em Salvador (BA). O Seminário tem como objetivo compartilhar experiências, desafios e boas práticas entre o Brasil, a América Latina, o Caribe e a África no contexto do vírus zika. A iniciativa faz parte da Feira Soluções para a Saúde – Zika, organizada pela Fiocruz para debater soluções para as arboviroses que acometem o Brasil.

O evento reunirá mães de crianças acometidas pela síndrome congênita do zika e outras deficiências, gestores públicos, profissionais de saúde e especialistas nacionais e internacionais. Haverá painéis e debates, além de oficinas de estimulação de crianças com alterações do desenvolvimento e da apresentação de um kit multissensorial desenvolvido pelo UNICEF.

"O Seminário Internacional é uma oportunidade única para se pensar e se propor uma agenda afirmativa de inclusão e de garantia dos direitos para todas as crianças com deficiência e suas famílias", afirma Cristina Albuquerque, chefe de Saúde, HIV/Aids e Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil.

O trabalho do UNICEF na resposta brasileira ao zika
Em 2015, o início da epidemia do vírus zika no País revelou grandes desafios para as políticas de saúde, educação e assistência social, em especial, para garantir os direitos das famílias e das crianças em situação de maior vulnerabilidade. Além disso, colocou, no centro do debate, questões relativas às pessoas com deficiência, considerando que as mesmas continuam a enfrentar barreiras no acesso às políticas públicas.

A infecção pelo vírus zika deixou sequelas irreversíveis de longo prazo nas crianças, nos adolescentes e nas famílias mais vulneráveis no Brasil e na região que engloba o Caribe e a América Latina. Só no Brasil, foram 2.753 casos confirmados desde o início da epidemia (Boletim Epidemiológico | Semana 20/2017).

Trabalhando com o governo em diferentes níveis, o UNICEF participou ativamente da resposta brasileira à epidemia contribuindo para a articulação e promoção de políticas públicas intersetoriais de combate ao vetor, nos municípios do Semiárido e da Amazônia, e no cuidado e apoio às crianças e às famílias, com a implementação do projeto Redes de Inclusão em dois municípios, Campina Grande (PB) e Recife (PE).

Atualmente, o UNICEF foca seu trabalho na conclusão e validação de todo o material e das metodologias do programa Redes de Inclusão, sua principal ação de resposta ao vírus zika no Brasil. Em parceria como Ministério da Saúde, o material e as metodologias serão disseminadas em Estados e municípios priorizados.

Programação:
8/8
10h – 12h: Abertura – Feira de Soluções em Saúde e Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika
-Intervalo-
14h – 15h: A resposta à epidemia do vírus zika no Brasil e na América Latina e Caribe
15h – 16h30: Redes de Inclusão: Políticas públicas intersetoriais para a efetivação dos direitos das famílias e das crianças
-Intervalo-
17h – 18h: Experiências internacionais na resposta ao vírus zika: Cabo Verde, Honduras e República Dominicana
9/8
8h30 – 9h45: Estratégias de comunicação para o enfrentamento da epidemia do vírus zika 
9h45 – 11h15: Histórias de Vida: conversando com as famílias de crianças afetadas pelo vírus zika 
11h15 – 12h15: Engajamento da sociedade civil na resposta à emergência do vírus zika
-Intervalo-
14h – 16h45: Oficina 1 – Estimulação de crianças com alterações do desenvolvimento no ambiente domiciliar e escolar, com o uso do kit multissensorial
14h – 15h20: Oficina 2 – Conhecendo o kit multissensorial
15h20 – 16h45: Oficina 3 – Conhecendo o kit multissensorial
-Intervalo-
17h – 17h30: Para cada criança, inclusão: desafios e lições aprendidas
17h30 – 18h10: Contextualização, leitura e aprovação do manifesto "Pela garantia dos direitos de cada criança com deficiência" e encerramento

Local do evento: Cimatec – Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador, BA.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Bruno Viécili
Telefone: + 55 (71) 99199 0913
E-mail: bviecili@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69