Imprensa

Notícias

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF realiza seminário internacional sobre prevenção, cuidado e garantia de direitos de crianças, mulheres e famílias no contexto do vírus zika

Evento reúne especialistas de diferentes países para compartilhar boas práticas para a garantia dos direitos de crianças com a síndrome congênita do zika e outras deficiências

Salvador, 8 de agosto de 2017 – Nos dias 8 e 9 de agosto de 2017, o UNICEF realiza o Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika – prevenção, cuidado e garantia de direitos de crianças, mulheres e famílias, no Cimatec, em Salvador (BA). O Seminário tem como objetivo compartilhar experiências, desafios e boas práticas entre o Brasil, a América Latina, o Caribe e a África no contexto do vírus zika. A iniciativa faz parte da Feira Soluções para a Saúde – Zika, organizada pela Fiocruz para debater soluções para as arboviroses que acometem o Brasil.

O evento reunirá mães de crianças acometidas pela síndrome congênita do zika e outras deficiências, gestores públicos, profissionais de saúde e especialistas nacionais e internacionais. Haverá painéis e debates, além de oficinas de estimulação de crianças com alterações do desenvolvimento e da apresentação de um kit multissensorial desenvolvido pelo UNICEF.

"O Seminário Internacional é uma oportunidade única para se pensar e se propor uma agenda afirmativa de inclusão e de garantia dos direitos para todas as crianças com deficiência e suas famílias", afirma Cristina Albuquerque, chefe de Saúde, HIV/Aids e Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil.

O trabalho do UNICEF na resposta brasileira ao zika
Em 2015, o início da epidemia do vírus zika no País revelou grandes desafios para as políticas de saúde, educação e assistência social, em especial, para garantir os direitos das famílias e das crianças em situação de maior vulnerabilidade. Além disso, colocou, no centro do debate, questões relativas às pessoas com deficiência, considerando que as mesmas continuam a enfrentar barreiras no acesso às políticas públicas.

A infecção pelo vírus zika deixou sequelas irreversíveis de longo prazo nas crianças, nos adolescentes e nas famílias mais vulneráveis no Brasil e na região que engloba o Caribe e a América Latina. Só no Brasil, foram 2.753 casos confirmados desde o início da epidemia (Boletim Epidemiológico | Semana 20/2017).

Trabalhando com o governo em diferentes níveis, o UNICEF participou ativamente da resposta brasileira à epidemia contribuindo para a articulação e promoção de políticas públicas intersetoriais de combate ao vetor, nos municípios do Semiárido e da Amazônia, e no cuidado e apoio às crianças e às famílias, com a implementação do projeto Redes de Inclusão em dois municípios, Campina Grande (PB) e Recife (PE).

Atualmente, o UNICEF foca seu trabalho na conclusão e validação de todo o material e das metodologias do programa Redes de Inclusão, sua principal ação de resposta ao vírus zika no Brasil. Em parceria como Ministério da Saúde, o material e as metodologias serão disseminadas em Estados e municípios priorizados.

Programação:
8/8
10h – 12h: Abertura – Feira de Soluções em Saúde e Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika
-Intervalo-
14h – 15h: A resposta à epidemia do vírus zika no Brasil e na América Latina e Caribe
15h – 16h30: Redes de Inclusão: Políticas públicas intersetoriais para a efetivação dos direitos das famílias e das crianças
-Intervalo-
17h – 18h: Experiências internacionais na resposta ao vírus zika: Cabo Verde, Honduras e República Dominicana
9/8
8h30 – 9h45: Estratégias de comunicação para o enfrentamento da epidemia do vírus zika 
9h45 – 11h15: Histórias de Vida: conversando com as famílias de crianças afetadas pelo vírus zika 
11h15 – 12h15: Engajamento da sociedade civil na resposta à emergência do vírus zika
-Intervalo-
14h – 16h45: Oficina 1 – Estimulação de crianças com alterações do desenvolvimento no ambiente domiciliar e escolar, com o uso do kit multissensorial
14h – 15h20: Oficina 2 – Conhecendo o kit multissensorial
15h20 – 16h45: Oficina 3 – Conhecendo o kit multissensorial
-Intervalo-
17h – 17h30: Para cada criança, inclusão: desafios e lições aprendidas
17h30 – 18h10: Contextualização, leitura e aprovação do manifesto "Pela garantia dos direitos de cada criança com deficiência" e encerramento

Local do evento: Cimatec – Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador, BA.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Bruno Viécili
Telefone: + 55 (71) 99199 0913
E-mail: bviecili@unicef.org

 

 
unite for children