Imprensa

Notícias

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Segunda Semana Estadual do Bebê do Rio de Janeiro chama atenção para os vínculos entre as mães presas e seus filhos pequenos

Atividades serão realizadas na Unidade Materno Infantil, onde ficam as mães privadas de liberdade com os seus bebês. Iniciativa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, apoiada pelo UNICEF e outros parceiros, promove oficinas e debates durante toda a semana na capital fluminense

Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2016 – A 2ª Semana Estadual do Bebê do Rio de Janeiro promove, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, uma série de debates e oficinas sobre a situação da maternidade no sistema prisional. As atividades serão realizadas na Unidade Materno Infantil (UMI), unidade prisional do Rio de Janeiro que recebe mulheres privadas de liberdade acompanhadas de seus bebês desde o nascimento até 1 ano de idade.

A abertura oficial do evento será realizada na segunda-feira dia 28, às 14h, com um debate entre as mulheres, os parceiros da Semana do Bebê e as autoridades, para discutir os desafios desse cenário, como o pouco conhecimento sobre a situação da maternidade nas decisões sobre essas mulheres. Atualmente, há 14 gestantes presas na penitenciária Talavera Bruce, que recebe todas as gestantes do Estado, e 13 mulheres acompanhadas dos seus bebês na UMI.

“Os meninos e meninas que têm o pai e/ou a mãe presos têm os mesmos direitos de toda criança, inclusive o direito de crescer em família e em uma comunidade. Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento de cada criança e isso precisa ser considerado nas decisões que afetam sua família”, destaca Jane Santos, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro.

Programação
Na abertura da Semana, será realizado ainda um balanço dos resultados da 1ª Semana do Bebê, realizada na UMI em outubro de 2015. Entre os desdobramentos, o Tribunal de Justiça lançou em agosto o Projeto de Valorização da Primeira Infância. Também é apontada uma maior articulação entre Defensoria, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), garantindo a atenção mais rápida aos processos das gestantes e mães que estão presas acompanhadas de seus bebês.

Durante a Semana, serão realizadas formações para as equipes que atuam na UMI, oficinas e rodas de conversa com as mulheres, abordando temas como a violência doméstica e os cuidados na 1ª infância. Na quarta-feira dia 30, as mulheres participam da oficina de Abaiomi, que consiste na confecção de bonecas de tecidos, feitas com nós e tranças – prática das mães africanas para acalentar os filhos nas viagens que as traziam para ser escravizadas no Brasil.

Na quinta-feira dia 1º, será realizado um casamento coletivo entre algumas das mulheres privadas de liberdade na Unidade Materno-Infantil e os parceiros que estão em liberdade, em uma cerimônia com os rituais tradicionais de um matrimônio: vestido de noiva, cortejo, bolo. A iniciativa chama atenção para o papel da paternidade e dos vínculos familiares na promoção dos direitos da criança pequena.

Iniciativa
A 2ª Semana Estadual do Bebê é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Conta com a parceria da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça; da Fundação Xuxa Meneghel; do Instituto Masan; da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e sua secretaria executiva (Cecip); da Rede Não Bata, Eduque; do Rio Solidário; da RGE; e do UNICEF.

A Semana do Bebê é uma agenda proposta pelo UNICEF a Estados e municípios para que promovam uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Programação do evento

Dia Horário Programação
Segunda 28/11 9h às 12h – Oficina SPA Sustentável
13h às 16h – Abertura oficial do evento
– Apresentação CULTURARTE
– Bate-papo sobre o Desafio da Garantia dos Direitos das Gestantes, Mães e seus Bebês (participação das mulheres, dos parceiros e de autoridades)
– Coquetel e Exposição de trabalhos das mulheres
Terça 29/11 9h às 12h – Capacitação Servidores: Violência Doméstica e Encarceramento Feminino
– Oficina Cuidados na Primeira Infância
13h às 16h – Semana pela Paz em Casa (Roda de Conversa, violência Doméstica)
Quarta 30/11 9h às 12h – Oficina Abaiomi
14h às 17h – Dia de Convivência Familiar
– Oficina Convivendo em Harmonia
– Apresentação de palhaços/pula-pula/piscina de bolinhas
Quinta 1/12 9h às 12h – Oficina de Beleza
– Cerimônia Civil Casamentos Comunitários
13h30 às 16h30 – Desfile da Mamãe UMI
– Cerimônia Religiosa Casamentos Comunitários
Sexta 2/12 9h às 12h – Oficina Guia do Direito da gestante e do bebê
– Oficina Histórias para bebê
13h às 16h – Oficina Lavar Palavras
– Oficina de Dança do Passinho

Serviço
O quê
: 2ª Semana Estadual do Bebê do Rio de Janeiro
Quando: 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016
Onde: UMI – Unidade Materno Infantil – Complexo Penitenciário Gericinó – Estrada Gandu do Sena, 1902 – Bangu – Rio de Janeiro (RJ)

Informações para imprensa
Seap – Ana Cláudia Costa
E-mail: ascomseap@gmail.com
Telefones: (21) 2334 6256 ou (21) 98596 8905

Sobre a estratégia Semana do Bebê:
UNICEF – Immaculada Prieto
E-mail: iprieto@unicef.org
Telefones: (21) 3147 5700 ou (21) 98237 0856

 

 
unite for children