Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

UNICEF e Universidade do Futebol lançam curso on-line sobre educação pelo esporte

Com mais de 600 professores inscritos, a iniciativa visa contribuir com a garantia do direito ao esporte de todas as crianças e todos os adolescentes

Rio de Janeiro, 6 de agosto de 2015 – Começa na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, o programa Educar pelo Esporte – Meu Professor É Nota 10. Com mais de 600 participantes, o curso on-line vai orientar diferentes profissionais sobre o ensino do esporte educacional como ferramenta de desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes. Lançado pelo UNICEF e pela Universidade do Futebol, a iniciativa conta com o apoio do clube alemão de futebol VfL Wolfsburg e Fundação Western Union.

"O esporte é um direito de todas as crianças e todos os adolescentes. E certamente a escola é um espaço privilegiado para que meninos e meninas, com ou sem deficiência, possam aprender e praticar esportes com fins educativos, contribuindo para seu desenvolvimento pleno", comenta Rodrigo Fonseca, especialista em Esporte para o Desenvolvimento do UNICEF no Brasil.

"A educação física deve ser valorizada nos nossos currículos. Com o curso, esperamos contribuir com a formação dos profissionais e qualificar o ensino-aprendizagem do esporte nas escolas", completa Eduardo Conde Tega, diretor executivo da Universidade do Futebol.

Numa plataforma virtual interativa, os alunos encontrarão conteúdos sobre o esporte como direito, os princípios da educação pelo esporte, aspectos-didáticos pedagógicos sobre o ensino do esporte, incluindo módulos sobre esportes de rebatida, atletismo, lutas, atividades rítmicas, entre outros. Contribuíram para a criação do conteúdo profissionais renomados da pedagogia do esporte no Brasil, tais como Alcides Scaglia, João Batista Freire, Marcio Prudêncio, Marcelo Takayama, João Paulo Medina, além dos profissionais do Núcleo de Ensino da Universidade do Futebol.

Ainda fazem parte do conteúdo depoimentos inéditos de atletas como os jogadores de futebol Edmílson e Alexandre Pato, bem como da árbitra assistente Fernanda Colombo. Com duração de três meses, o curso somará uma carga horária total de 60 horas. Com apoio de um tutor a distância, os alunos serão avaliados e certificados ao final do programa.

Mais de 600 participantes já fizeram inscrição gratuita pelo site www.educarpeloesporte.com.br. São professores de educação física e outras disciplinas, diretores de escola, gestores públicos e funcionários de fundações e projetos sociais de mais de 145 municípios do Semiárido, da Amazônia e de diferentes capitais brasileiras – áreas prioritárias do trabalho do UNICEF no Brasil por meio do Selo UNICEF Município Aprovado e da Plataforma dos Centros Urbanos.

Sobre a Universidade do Futebol – A Universidade do Futebol tornou-se líder no Brasil no processo de incentivo e estímulo ao estudo e pesquisa do futebol em todas as suas dimensões, contribuindo para o seu desenvolvimento. É uma instituição brasileira de ensino e disseminação do conhecimento do futebol fundada em 2003 e que hoje conta com o reconhecimento de toda a comunidade que estuda o futebol. Tem como missão ser referência brasileira e mundial no ensino e práticas de qualificação profissional no futebol, da dimensão socioeducacional ao alto rendimento. Mais informações: http://www.universidadedofutebol.com.br

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Immaculada Prieto
E-mail: iprieto@unicef.org
Telefone: (21) 98237 0856

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69