Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Caravanas do Esporte e da Música chegam às crianças e adolescentes de Rio das Flores (RJ)

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2015 – A judoca e medalhista olímpica Ketleyn Quadros é uma das atletas convidadas da próxima Caravana do Esporte + Caravana da Música, realizadas de 25 a 28 de maio em Rio das Flores (RJ), a 180 km da capital fluminense. Uma iniciativa de responsabilidade social da ESPN e da Disney, em parceria com o UNICEF e o Instituto Esporte e Educação, as Caravanas chegam, a cada mês, a um município diferente do País. Ao proporcionar novas vivências artísticas e esportivas à comunidade, as Caravanas buscam impulsionar as políticas públicas locais para garantir o direito ao esporte de todas as crianças e adolescentes.

Ketleyn acaba de retornar do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, onde chegou à disputa pelo bronze. Mas, em Rio das Flores, o desafio de Ketleyn será diferente. Participará de miniestações esportivas para alunos da rede pública de ensino, na arena montada especialmente pelas Caravanas, e visitará oficinas de formação de professores em Esporte Educacional, para motivar professores, estudantes e gestores para a importância do esporte nas escolas. O objetivo é melhorar a qualificação dos educadores e oferecer às crianças pelo menos 80 horas anuais de educação física no currículo escolar.

"As Caravanas são um movimento de mobilização pelo esporte e pela arte educacionais", explica a diretora geral dos projetos, Adriana Saldanha. "Visamos atender o maior número de crianças e jovens pela garantia de seus direitos. A Arena Caravana é um parque temático com esporte e arte para todos. Tendas, estações com modalidades esportivas e o nosso cinema dos sonhos, com filmes da Disney, oferecem uma vivência para crianças, professores, gestores públicos e comunidade", completa a diretora das Caravanas.

"Com as Caravanas, buscamos fortalecer o compromisso local em garantir o direito ao esporte de todos os meninos e meninas, com ou sem deficiência, da área urbana ou rural. Estamos falando do direito de aprender e praticar esportes num ambiente inclusivo, livre de qualquer tipo de violência", comenta Rodrigo Fonseca, especialista de Esporte para Desenvolvimento do UNICEF no Brasil.

Sobre a programação – Além de Ketleyn, também foram convidados a participar das atividades em Rio das Flores o jogador de futebol Gilberto Silva, a medalhista olímpica do vôlei e presidente do Instituto Esporte e Educação, Ana Moser, o especialista em rally Alberto Fadigatti e o jornalista, escritor e comentarista esportivo da ESPN José Trajano.
 
Do mundo artístico, estarão presentes Ivan Lins, Juliana Ribeiro e Malu Mader. Integrante do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música, formado há quatro anos por artistas ativistas, o cantor e compositor Ivan Lins falará sobre o assunto durante sua visita às oficinas de artes. Segundo o artista, "a música e o esporte são as mais poderosas ferramentas de desenvolvimento educacional, cultural e de inclusão social".
 
A cantora baiana Juliana Ribeiro chegará com os caravaneiros para a abertura oficial na noite da segunda-feira (25) e trará um pouco da sua experiência na pesquisa sobre o samba de roda. Juliana, que, além de cantora, é historiadora, dedica-se a um inventário sobre os ritmos afro-brasileiros. Para ela, "é muito importante levar a música e a dança para dentro da sala de aula".

Já a atriz Malu Mader levará alguns jogos teatrais aos professores locais. "A arte ainda é pouco valorizada dentro das escolas", afirma Malu, para quem "todo aluno, independentemente de sua aptidão, deveria ter mais acesso às diferentes manifestações artísticas".

Com participação voluntária, além de visitar as oficinas, os artistas estarão no palco do Show da Caravana, na noite da quarta-feira 27 de maio.

Além de muito esporte e música, a magia do cinema chegará a Rio das Flores com Mickey e Pateta. Os mais famosos personagens da Disney vão encontrar-se com as crianças no Cinema da Caravana para sessões de fotos. O cinema exibirá os principais lançamentos cinematográficos da Disney em sessões diurnas, para grupos de alunos e alunas da rede pública de ensino, e em sessões noturnas, abertas à população do município, com a presença também do apresentador do Canal Disney Bruno Heder.

Políticas públicas – Buscando fomentar o debate público sobre o direito à arte e ao esporte, haverá, como parte da programação, a mesa Meio Ambiente Saudável – Gestão Pública e Protagonismo Juvenil, na tarde da terça-feira (26), na Tenda Show do projeto. A discussão dará voz aos adolescentes do primeiro ano do ensino médio, inscritos na oficina de Formação de Liderança Juvenil em Meio Ambiente.

Na quarta-feira (27), pela manhã, será a vez da mesa-redonda Esporte como Direito de Todos, com o comentarista esportivo do Canal ESPN, jornalista e escritor José Trajano; o campeão mundial de futebol Gilberto Silva; a atleta da Seleção Brasileira de Judô Ketleyn Quadros; o consultor do Instituto Esporte e Educação João Batista Freire; o cantor Ivan Lins; e a oficial de comunicação do UNICEF Immaculada Prieto.

As Caravanas – Em 10 anos de atuação, as Caravanas já atenderam 2,6 milhões de crianças e adolescentes e capacitaram mais de 20 mil professores da rede pública de ensino de mais de 100 municípios, em 22 Estados brasileiros. Saiba mais pelo site www.caravanaesporteartes.com.br e www.facebook.com/caravanaesporteartes

Mais informações
Angela Santos
E-mail: asantos_tv@hotmail.com
Telefone: (11) 99280 1044

Immaculada Prieto
E-mail: iprieto@unicef.org
Telefone: (21) 98237 0856

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69