Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Adolescentes e jovens discutem propostas para suas comunidades em Manguinhos

Ligado à Plataforma dos Centros Urbanos, o Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes e Jovens acontece neste sábado, 9 de maio

Rio de Janeiro, 7 de maio de 2015 – Adolescentes e jovens moradores da comunidade de Manguinhos e outros bairros da Zona Norte participam neste sábado, 9/5, do Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes e Jovens da Plataforma dos Centros Urbanos. Durante toda a tarde, vão debater como garantir no dia a dia de suas comunidades o direito à educação, à saúde, à cultura e à segurança, entre outros. O Fórum Territorial faz parte das atividades da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa realizada pelo UNICEF, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes na cidade. Em parceria técnica com o CIEDS, o Fórum está sendo organizado pelo Comitê de Jovens da Plataforma.
 
Estimular e fortalecer a participação dos próprios adolescentes e jovens no debate e implementação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência é uma das estratégias da Plataforma dos Centros Urbanos. "Precisamos conquistar espaços permanentes de escuta e diálogo a partir dos próprios jovens e adolescentes, nos territórios onde vivem, para encontrarmos soluções inclusivas e sustentáveis”, destaca Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro.
 
Em Manguinhos, serão levantadas propostas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. A partir das 13h, jovens e adolescentes vão se reunir em grupos de trabalho temáticos com foco em Cultura, Segurança, Educação, entre outros. Às 16h, os participantes vão apresentar os principais pontos discutidos e suas propostas para representantes dos serviços públicos e outras instituições parceiras.
 
Sobre a Plataforma dos Centros Urbanos – A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, à saúde, à proteção e a oportunidades de participação. Em sua segunda edição, de 2013 a 2016, a Plataforma acontece em oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. A iniciativa consiste no estabelecimento de uma parceria entre o UNICEF, a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de cada uma das cidades em torno do compromisso com a melhora da vida das crianças e dos adolescentes.
 
Serviço:
Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes e Jovens
Data: 9 de maio de 2015 (sábado), 14h às 18h
Local: CRJ (Centro de Referência da Juventude) Manguinhos
Av. Dom Helder Câmara, 1184 (perto da Escola Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila)
Agenda 
13h45 – Credenciamento e recepção dos participantes
14h15 – Abertura
14h30 – Roda de Conversa: Participação Juvenil e Políticas Públicas
15h – Grupos de trabalho: Protagonismo da Juventude em suas práticas culturais; Juventude e Segurança; Apropriação e ocupação dos equipamentos e espaços públicos pelas ações e práticas juvenis; Juventude e Educação
16h – Apresentação do trabalho dos grupos e mesa de encerramento 
16h45 – Lanche
17h – Apresentações Culturais: Batalha do Conhecimento e Imperadores da Dança (O Encontro)

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Immaculada Prieto
E-mail: iprieto@unicef.org
Tel: (21) 3147 5700 ou 98237 0856

 

 

 

 

Garantindo os direitos de meninas e meninos nas cidades brasileiras


unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69