UNICEF Brasil - Imprensa - Cidade Tiradentes busca melhoria da educação e cuidados de suas crianças de até 6 anos

Imprensa

Notícias

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Cidade Tiradentes busca melhoria da educação e cuidados de suas crianças de até 6 anos

Ações da 1ª Semana do Bebê de São Paulo incluem realização de "mamaço" no próximo dia 25 de abril

São Paulo, 22 de abril de 2015 – Entre os dias 24 e 30 de abril será realizada a 1ª Semana do Bebê de São Paulo, no Distrito de Cidade Tiradentes (São Paulo, SP). Mais de 20 atividades integrarão a programação nas áreas de saúde, educação e assistência social pelos direitos de crianças de até 6 anos.

Durante uma semana, especialistas, gestores públicos, representantes de ONGs, adolescentes e famílias discutirão questões para que suas crianças pequenas tenham melhores cuidados e condições de educação.

A abertura da Semana do Bebê será no dia 24, às 10 horas, com representantes do poder público, organizações da sociedade civil, mães, pais, adolescentes e bebês. Estão confirmadas para a cerimônia de abertura Eduardo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Ana Estela Haddad, coordenadora do programa São Paulo Carinhosa; Flariston Silva, coordenador de Políticas para Crianças e Adolescentes da cidade de São Paulo; Silvio Kaloustian, coordenador do escritório do UNICEF em São Paulo; entre outros. A cantora e amiga do UNICEF para a Amazônia, Fafá de Belém, também falará aos presentes.

Na mesma manhã, a pediatra Ana Escobar, consultora do programa Bem Estar da TV Globo e articulista de diversos veículos sobre infância, conversará com os participantes sobre a importância da primeira infância.

Neste sábado, 25 de abril, será promovido um "mamaço" em uma praça pública, em frente ao Instituto Pombas Urbanas. O "mamaço" visa chamar atenção para a importância da amamentação e comemorar a aprovação da lei sancionada na semana passada pelo prefeito Fernando Haddad, que garante o aleitamento materno em qualquer estabelecimento de São Paulo e multa quem proibir o ato.

"A atenção integral às crianças pequenas é importante para seu desenvolvimento para toda a vida. Elas não podem esperar, porque um dia para quem viveu tão pouco pode significar muito. É preciso que toda a sociedade se responsabilize por elas: mães, pais, cuidadores, profissionais da saúde, educação e assistência social", afirma Silvio Kaloustian, coordenador do escritório do UNICEF em São Paulo.

Em São Paulo, a Semana do Bebê é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Prefeitura de São Paulo, o Programa São Paulo Carinhosa e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em aliança com Hipoglós, Pampers e RGE.

São parceiros da iniciativa a Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, o Coletivo Cultural Alvorada, o Fundão Diálogos, o Instituto Pombas Urbanas e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família da região.
 
A programação completa da Semana do Bebê em Cidade Tiradentes pode ser acessada em http://bit.ly/1ydo0nQ.

Sobre a Cidade Tiradentes – Cidade Tiradentes foi um dos territórios definidos como prioritário para atuação da Prefeitura de São Paulo, do UNICEF e do CMDCA na implementação da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa que visa à redução das desigualdades intramunicipais na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

No distrito vivem 17,5 mil crianças de até 4 anos. Segundo dados do Datasus de 2012, o percentual de gravidez na adolescência (mulheres de 10 a 19 anos) em Cidade Tiradentes é de 18,5%. Na região de Santa Cecília, por exemplo, este número é de 0,7%. A taxa de mortalidade neonatal é de 11,49 por mil nascidos vivos, enquanto a média da cidade é de 7,65.

Sobre a Plataforma dos Centros Urbanos – A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso a educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

A primeira edição, realizada de 2008 a 2012, abrangeu os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba, alcançando importantes conquistas.

A segunda edição abrange o período de 2013 a 2016 e contempla oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. A iniciativa consiste no estabelecimento de uma parceria entre o UNICEF, a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de cada uma das cidades em torno do compromisso com a melhoria de vida das crianças e dos adolescentes.

Os direitos à saúde, à educação, à proteção, ao esporte e à participação são monitorados por meio de dez indicadores. A redução das desigualdades urbanas que afetam a vida das crianças e dos adolescentes será medida por meio desses indicadores desagregados por territórios intraurbanos.

Organizações sociais, empresas, mídia e a própria população – incluindo adolescentes – são importantes parceiros da iniciativa, já que a garantia dos direitos de meninas e meninos é responsabilidade de todos.

Sobre a Semana do Bebê – A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A iniciativa nasceu em Canela, RS, onde é realizada anualmente há 14 anos. Reconhecendo essa boa prática, o UNICEF sistematizou essa metodologia e está ajudando a promovê-la em todo o País. Com o apoio do UNICEF, 589 municípios, onde vivem 2.203.966 crianças de até 4 anos, já realizaram a Semana do Bebê.

A disseminação da Semana do Bebê por todo o País reforça a importância do "Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada", uma iniciativa do UNICEF e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso visa acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. Ao realizar a Semana do Bebê, cada município contribui com esse esforço global pela sobrevivência das crianças pequenas.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Thaiza Castilho
Telefone: (11) 3728 5719
E-mail: telias@unicef.org
Adriana Alvarenga
Telefone: (11) 3728 5701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

 

 
unite for children