Imprensa

Notícias

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Prefeitura de Porto Alegre e UNICEF lançam projeto para prevenção de HIV/aids entre adolescentes e jovens

Unidade móvel circulará pela cidade para orientar jovens e realizar testes rápido para HIV/aids

Brasília/Porto Alegre, 27 de janeiro de 2015 – A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o UNICEF lançaram nesta terça-feira, 27/1, o Projeto Fique Sabendo Jovem na capital gaúcha.

A iniciativa foi lançada com a doação do UNICEF à Prefeitura de uma unidade móvel de saúde, que faz parte de uma estratégia de prevenção e diagnóstico do HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes e jovens.

Na unidade móvel, profissionais de saúde e jovens atuarão de forma conjunta para orientar esse público sobre direitos sexuais e reprodutivos. Também serão realizados exames para diagnóstico rápido de HIV, sífilis e hepatite B, principalmente para jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco de contrair o HIV. A unidade móvel tem capacidade para dar o diagnóstico em até 30 minutos após a realização do teste.

O ônibus possui dois consultórios e uma sala de apoio ao diagnóstico, com uma equipe formada por enfermeiro, psicólogo e/ou assistente social e jovens mobilizadores da sociedade civil organizada. Na parte exterior, uma televisão será usada para exibir vídeos educativos.

A unidade móvel circulará em diversos bairros de Porto Alegre para oferecer orientação e realizar testagens rápidas gratuitas. Os roteiros do ônibus estão sendo definidos e devem ser anunciados nos próximos dias.

As ações de prevenção também serão realizadas com estudantes da rede pública de ensino e com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O objetivo é melhorar o acesso desse público aos serviços de saúde e realizar o diagnóstico precoce do HIV, sífilis e hepatite B.

"O diagnóstico precoce do HIV é essencial para o início do tratamento de forma oportuna, contribuindo para a redução de novas infecções", afirma Cristina Albuquerque, coordenadora da área de HIV/aids do UNICEF no Brasil.

São parceiros do projeto a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, o Mais Criança, a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids e entidades da sociedade civil.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (2013), o número de casos de pessoas que vivem com aids em Porto Alegre vem crescendo. Atualmente, são cerca de 96,2 casos novos para cada 100 mil habitantes na capital gaúcha, sendo que os dados apontam uma tendência de aumento entre a população jovem. Por essa razão, o projeto tem como foco a prevenção do HIV/aids, sífilis e hepatites na população de adolescentes e jovens de Porto Alegre.

A primeira fase do Fique Sabendo Jovem, apoiado pelo UNICEF, foi lançada em dezembro de 2013 em Fortaleza, Ceará, em parceria com o governo local. Em um ano de projeto, houve 55% de aumento nas testagens para o HIV entre adolescentes e jovens. Entre os casos positivos, 86% estão em tratamento.

Em Porto Alegre, as ações da iniciativa vêm sendo realizadas desde agosto de 2014. O recebimento da unidade móvel dá início à segunda fase do projeto na capital gaúcha.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

 

 
unite for children