Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Secretário-geral condena ataque ao complexo da ONU na Nigéria

Nova Iorque, 26 de agosto – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou nesta manhã o ataque ao prédio da ONU em Abuja, Nigéria, no qual pessoas foram mortas ou feridas. Ban disse que está enviando pessoal de alto nível para a capital nigeriana para responder à emergência.

O complexo da ONU em Abuja, uma série de prédios que abrigam 26 agências humanitárias e de desenvolvimento da organização, foi atingido por um carro-bomba por volta das 11h (hora local).

“Foi um ataque àqueles que dedicam sua vida a ajudar os outros”, disse Ban aos jornalistas na sede da ONU em Nova Iorque. “Condenamos este ato terrível, terminantemente.”

Ban afirmou que a ONU ainda não tem números precisos de vítimas, mas “que devem ser consideráveis”, acrescentando que pessoas foram mortas e muitas mais estão feridas.

“Nesta ocasião muito triste, eu presto minhas mais profundas condolências às vitimas e seus familiares”, disse. “A ONU está fazendo todos os esforços possíveis para assisti-los durante este momento difícil.”

Equipes de busca e salvamento nigerianas e internacionais foram mobilizadas e estão levando os feridos para os hospitais e prestando ajuda emergencial.

Ban anunciou que está enviando a vice-secretária-geral da ONU, Asha-Rose Migiro, imediatamente para a Nigéria e mobilizando o sistema ONU para responder a essa emergência. Asha-Rose estará acompanhada do chefe de segurança da ONU, Gregory Starr, e vai se encontrar com autoridades nigerianas em sua chegada a Abuja.

O secretário-geral acrescentou que, em breve, vai telefonar para o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, para discutir o ataque. O Conselho de Segurança da ONU fez um minuto de silêncio antes do início de uma reunião sobre as operações de paz da organização realizada hoje.

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69