Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

UNICEF lança Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê em São Luís

Mais do que uma publicação, o guia será instrumento de capacitação de agentes multiplicadores, que levarão as informações para mães, gestantes e suas famílias

São Luís, 26 de agosto – O UNICEF, em parceria com a BEMFAM-MA, realiza o lançamento estadual do Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, 8h às 10h, no Grand Hotel São Luís, na capital maranhense. Realizada em parceria pelo Ministério da Saúde e o UNICEF, a publicação visa fortalecer a capacidade de mães, gestantes e famílias de exigir seus direitos.

O guia faz parte das ações da Rede Cegonha, programa do governo federal, e do Programa Selo UNICEF Município Aprovado nos municípios da Amazônia Legal, do Semiárido brasileiro e nas comunidades populares do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Mais do que uma publicação, o guia será instrumento de capacitação de agentes multiplicadores, que levarão as informações para as comunidades. 

No Maranhão, representantes de 115 municípios participantes do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 estão sendo convidados a participar de oficinas regionais de mobilização, com duração de oito horas. A primeira delas acontece em São Luís no próprio dia 30 de agosto. Em seguida, haverá encontros em Imperatriz (1/9), Zé Doca (13/9) e Caxias (15/9). Em cada município que sediará as oficinas, representantes da sociedade civil, dos movimentos de mulheres, parteiras, doulas, conselheiros e militantes dos direitos da infância também estão sendo convidados a participar.

“O objetivo é que os participantes promovam essa discussão em suas comunidades e assim mais mulheres conheçam e possam exigir seus direitos, garantindo que os direitos assegurados em lei e transformados em políticas públicas sejam cumpridos”, comenta Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF no Maranhão. “Para o avanço da qualidade dos serviços, é essencial e muito saudável o fortalecimento do controle social”, completa Graça Lima, coordenadora da BEMFAM-MA.

Ilustrado pelo cartunista Ziraldo, o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê apresenta de forma simples e direta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de informações sobre a legislação vigente e os locais onde buscar apoio. A publicação, realizada com a Editora Globo, conta com o apoio da RGE, empresa do grupo CPFL Energia.

Lançamento estadual do Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê
Data: 30 de agosto de 2011 (terça-feira),
Horário: 8h às 10h
Local: Auditório Grand Hotel São Luís – Pça Dom Pedro II, 299 - Centro, São Luís (MA).

Mais informações:
Escritório do UNICEF em São Luís
Telefone: (98) 4009 5700
E-mail: saoluis@unicef.org

 

 

 

 

Biblioteca


unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69