Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Semana do Bebê mobiliza municípios maranhenses pelos direitos da primeira infância

Com apoio do UNICEF e Bemfam-MA, será realizada a 1ª Semana do Bebê em Morros (MA), de 11 a 15 de julho
Mais 10 municípios também já estão agendando suas programações em todo o Estado

São Luís, 7 de julho – Mobilizar os municípios para melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

A iniciativa é realizada anualmente, há 12 anos, no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. Com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada em 2010 na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. No início deste ano, em parceria com a Bemfam-MA, a proposta foi apresentada aos municípios maranhenses, que já começaram a organizar suas programações. Em maio, os municípios de Caxias, Vargem Grande e Governador Newton Bello realizaram o evento.

Em Morros, a 1ª Semana do Bebê começará na próxima segunda-feira, 11 de julho, às 9h, com uma solenidade no auditório Clóvis Bacelar (CEMB). Durante a abertura, será apresentada a Lei Municipal 043/2011, que institui a Semana do Bebê como parte do calendário oficial do município. Durante esse dia, será entregue a chave do município ao Bebê-Prefeito – primeira criança que nascer de parto normal e que, a partir de então, será acompanhada pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo desenvolvimento pleno de cada criança.

Com o tema “Quero cada vez mais o meu município cuidando de mim”, a 1ª Semana de Bebê de Morros terá oficinas e palestras para técnicos e profissionais que trabalham com as crianças pequenas, como também para as mães, gestantes e adolescentes. Outro destaque será a Noite Cultural com as Crianças, na segunda-feira, além do Arraial do Bebê, na quarta-feira (13/7). O encerramento será na sexta-feira, às 16h, com uma grande caminhada com as famílias e os bebês pelas ruas do centro de Morros.

Nos próximos meses, já está confirmada a realização da 1ª Semana do Bebê de Araioses de 1º a 8 de outubro. Os municípios de Chapadinha, Imperatriz, Parnarama, Porto Franco, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, São João dos Patos e São José de Ribamar também já anunciaram a realização do evento ainda neste ano.

A importância da atenção à primeira infância – Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

Informações para imprensa
Immaculada Prieto
Assessora de Comunicação do UNICEF em São Luís
Telefones: (98) 4009-5700 ou 8111-7492
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69