Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Municípios do Semiárido baiano participam de nova etapa do Selo UNICEF

Desenvolvimento infantil, comunicação e participação de adolescentes estão na agenda de encontros em Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana, neste mês de julho

Salvador, 5 de julho – Os 204 municípios do Semiárido baiano engajados na melhoria da vida de suas crianças e adolescentes e em busca do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 têm encontro marcado para avançar no debate sobre o fortalecimento das políticas sociais para a infância e adolescência. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove, neste mês de julho, o 4º ciclo de capacitação do Selo UNICEF na Bahia, com o objetivo de discutir estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e da participação de adolescentes. Ao todo, serão quatro encontros, voltados para diferentes grupos de municípios, em Juazeiro (dia 6), Barreiras (14), Vitória da Conquista (20) e Feira de Santana (26 e 27).

O 4º ciclo de capacitação do Selo começa em Juazeiro. Nesta quarta-feira (6/7), das 8h30 às 18h, o Grande Hotel Juazeiro (Rua José Petitinga, 466 – Santo Antônio) vai receber representantes de 23 municípios: Abaré, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Canudos, Casa Nova, Chorrochó, Filadélfia, Glória, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Macururé, Mirangaba, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pindobaçu, Remanso, Rodelas, Saúde, Senhor do Bonfim, Sobradinho e Uauá.

A novidade desta etapa do Selo UNICEF é que adolescentes estão sendo convidados a participar de oficinas específicas para jovens lideranças, com material e metodologia desenvolvidos para esse público. A partir de vídeos, músicas, charges e dinâmicas, eles vão debater a importância da garantia do direito à comunicação para fazer valer outros direitos humanos. As meninas e os meninos integrantes das Comissões Municipais Pró-Selo também vão trocar experiências sobre como estão atuando em escolas e comunidades para promover o desenvolvimento social, além de debater mecanismos para fortalecer a sua participação em espaços de decisão sobre temas que afetam sua vida.

Os técnicos e gestores que coordenam o Selo nos municípios e os representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vão participar de um treinamento paralelo sobre desenvolvimento infantil. A agenda do encontro prevê exposições e debates sobre a importância dos primeiros seis anos de vida na formação dos indivíduos e as políticas públicas brasileiras para essa faixa etária.

Cada município receberá o seu relatório de acompanhamento, produzido pelo UNICEF, com indicadores sociais que estão sendo monitorados no programa e serão considerados na avaliação final dos concorrentes à certificação Selo 2009-2012. O documento reúne informações referentes ao pré-natal, mortalidade infantil, desnutrição, imunização, aleitamento materno, entre outros dados que retratam a situação das crianças e adolescentes nos municípios.

Os participantes vão conhecer a experiência das cidades de Canela/RS, Acará e Castanhal/PA na realização da Semana do Bebê – iniciativa que incentiva o envolvimento de pessoas e entidades dos diversos setores em ações voltadas para a melhoria da vida das crianças pequenas. Eles também vão conversar sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), ferramenta de acompanhamento do estado nutricional das crianças, capaz de produzir informações sobre disponibilidade de alimentos, qualidade da dieta consumida e desnutrição, entre outras.

“Nosso objetivo é estimular os municípios a utilizar o Sisvan e a promover a Semana do Bebê. Queremos reforçar a importância da atenção e cuidados na primeira infância, divulgar instrumentos que apoiam a elaboração de políticas para as crianças de até 6 anos, contribuir para colocar o desenvolvimento infantil na agenda dos municípios e articular os diversos setores e segmentos da população em iniciativas voltadas para a garantia dos direitos das crianças pequenas”, diz Vilma Cabral, gestora de programas do UNICEF e coordenadora técnica do Selo na Bahia.

Os próprios municípios apresentarão boas práticas desenvolvidas nos três temas do Eixo de Participação Social do Selo: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade étnico-racial; e Esporte e Cidadania.

O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Petrobras, Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e Juspopuli Escritório de Direitos Humanos.

Mais informações
Andréia Neri, Assessora de Comunicação do UNICEF
Telefones: 71 3183-5700 e 9199-0913
E-mail: aneri@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69