Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

UNICEF lança campanha pelos direitos de crianças e adolescentes das grandes cidades

São Paulo, 5 de outubro – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança hoje uma campanha que convida toda a população a participar de um movimento pela redução das iniquidades nos centros urbanos e melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes que moram nas comunidades populares (favelas, assentamentos, cortiços, conjuntos habitacionais).

Criada pela agência Nova S/B, a campanha Unidos pelas Crianças e pelos Adolescentes faz parte da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do UNICEF nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Itaquaquecetuba, que promove a aliança entre governos, sociedade civil e setor privado pela garantia dos direitos de meninos e meninas que vivem nas grandes cidades brasileiras.

“Muitas vezes as pessoas querem colaborar, mas não sabem exatamente como. A campanha ajuda a encontrar essa resposta, convidando para a ação e mostrando exatamente que tipo de apoio as comunidades populares que participam da Plataforma dos Centros Urbanos necessitam”, explica Anna Penido, coordenadora do escritório do UNICEF em São Paulo.

A campanha que começa a ser veiculada amanhã conta com a participação da cantora Daniela Mercury e da personagem de HQ e desenhos animados Mônica – ambas embaixadoras do UNICEF no Brasil –; e do piloto de F1 Felipe Massa e do escritor Mauricio de Sousa – respectivamente, Campeão do UNICEF para as Crianças Brasileiras e Escritor do UNICEF para as Crianças Brasileiras. Também estão nas peças publicitárias o rapper Rappin Hood, os jogadores de futebol Ricardo Oliveira (São Paulo) e Lenny (Palmeiras), os jornalistas Sonia Racy e Gilberto Dimenstein, a cineasta Laís Bodanzky, o skatista Rodrigo Tx e o surfista Carlos Burle.

A participação de todos, bem como a criação e produção da campanha, foi realizada de forma voluntária. A mídia também está sendo convidada a veicular gratuitamente os anúncios.

Clique aqui para conhecer as peças da campanha.

Plataforma dos Centros Urbanos
A Plataforma busca combater a falta de oportunidades, o aumento da violência, a dificuldade de acesso a serviços públicos de qualidade e a precariedade cada vez maior das condições de vida, que geram impacto negativo, principalmente na vida daqueles que mais têm seus direitos violados – no caso, crianças e adolescentes. O foco de atuação do programa são os centros urbanos, pois nessas áreas vive mais de 80% da população brasileira. Enquanto parte desse contingente tem acesso a infraestrutura e serviços de qualidade, uma outra parcela habita as chamadas “comunidades populares”: favelas, subúrbios, periferias, cortiços, assentamentos irregulares, palafitas ou conjuntos habitacionais.

Essas comunidades têm em comum grandes concentrações habitacionais, infraestrutura precária, serviços públicos insuficientes ou de baixa qualidade, além de indicadores sociais comprometidos e imagem estigmatizada e associada à violência. Por outro lado, identificam-se nelas cultura própria, energia e redes de solidariedade com forte potencial de geração de mudanças. O objetivo da Plataforma é, justamente, aproveitar esse potencial, articulando-o com os esforços de toda a cidade – poderes públicos, iniciativa privada e organizações – para assegurar às crianças, aos adolescentes e a suas famílias acesso a programas e serviços de educação, saúde, informação, profissionalização, esporte, lazer, cultura, participação e proteção.

Para isso, a Plataforma definiu 20 metas municipais e 30 metas comunitárias. As prefeituras, as comunidades e os agentes sociais que avançarem em suas metas até 2011 serão reconhecidos publicamente pelo UNICEF. O primeiro ciclo do programa já vem sendo implantado desde 2008 nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Itaquaquecetuba e essa experiência será a base da expansão da Plataforma para outras cidades brasileiras nos próximos anos.

São parceiros governamentais da Plataforma dos Centros Urbanos as prefeituras do Rio de Janeiro, de São Paulo e Itaquaquecetuba. A iniciativa é realizada em aliança com a Fundação Itaú Social, a Kimberly-Clark e a MSC Cruzeiros. A Plataforma conta, ainda, com a parceria da BT, do Projeto Segurança Humana e da Fundação Prudential, além do apoio da Fundação Bradesco, da Nova S/B e da Caravana do Esporte e da Música. São parceiros técnicos da iniciativa BemTV, Cedaps, Cieds, Instituto Paulo Montenegro e Viração.

Ficha Técnica da campanha
Título: “Unidos pelas Crianças e pelos Adolescentes”
Anunciante: UNICEF
Agência: NovaS/B
Criação: Marcelo Maia, Zoca Moraes, Fabio Ludmer e Sergio Barros
Direção de criação: Ricardo Furriel
Planejamento: Alessandro Bottini e Débora Weinberg
Atendimento: Cleide Tomaz e Joana Araújo
Mídia: Julio Vieira, Maria de Fátima e Marcela Alves
Fotos: André Faccioli
Assistente de fotografia: Gabriel Bianchini
Tratamento e retoque de imagens: Fernando Daniel
Produção gráfica: Paulo Gonçalves
Produtora do filme: Margarida Flores e Filmes
RTVC: Andrea Consoleto
Diretor de cena: Bruno Pinhal
Diretor de fotografia: Arnaldo Mesquita
Produtora de som: Trah Lah Lah
Diretor de produção: Fernando Lira e Adriano Gomes
Coordenação de produção: Nathalie Gautier

Serviço:
O quê: Lançamento da campanha Unidos pelas Crianças e pelos Adolescentes
Quando: 5/10/10, das 9h30 às 11h00
Onde: Cine Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Adriana Alvarenga
Telefone: (11) 37285701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69