Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

UNICEF lança manual para contribuir com as políticas públicas para a infância e adolescência no Semiárido e na Amazônia

Salvador, 1º de outubro – Políticas Públicas: Dicas para Melhorar a Vida de Crianças e Adolescentes nos Municípios do Semiárido e da Amazônia é o nome do novo guia do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. O material tem por objetivo apoiar os municípios no fortalecimento e ampliação das políticas públicas para a população de até 17 anos, qualificando serviços nas áreas de saúde, educação e proteção da infância e adolescência. A publicação já está disponível para download (Amazônia e Semiárido).

O manual de dicas também busca garantir para cada criança e cada adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/aids; crescer sem violência; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; ser respeitado na sua identidade étnico-racial; e exercer a sua cidadania. Os conteúdos foram organizados de maneira que o leitor perceba as relações entre os objetivos do Selo UNICEF e os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“Esperamos que esta publicação contribua com a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas para a infância e a adolescência nos âmbitos federal, estadual e municipal. A conjugação de tais esforços pode e deve fazer diferença na vida de cada criança e adolescente do Semiárido e da Amazônia”, diz Marie-Pierre Poirier, Representante do UNICEF no Brasil.

O guia foi desenvolvido para auxiliar o trabalho de gestores públicos, técnicos de organizações governamentais e da sociedade civil, membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Conselhos Tutelares (CT), lideranças comunitárias e adolescentes. Os textos também podem ser consultados por todas as pessoas empenhadas na conquista de avanços concretos na vida de meninas e meninos.

O UNICEF sugere que a Comissão Municipal Pró-Selo promova reuniões para estudar o manual de dicas e a Linha de Base de Indicadores monitorados no programa. A partir daí, podem ser definidas, pelos vários setores do município, as atividades que precisam ser iniciadas ou melhoradas. É importante que essas ações sejam fortalecidas com programas e projetos federais, estaduais, de organizações não governamentais, empresas, institutos de pesquisa e universidades. O guia é um forte aliado para a implementação do Plano Municipal de Ação. Esse é o caminho para o planejamento bem articulado das atividades que podem contribuir para levar à certificação.

Selo UNICEF – O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69