Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Municípios de Rondônia participam da 2ª Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012

Porto Velho, 23 de junho – Depois do Amazonas e do Acre, agora é a vez dos municípios de Rondônia participarem da 2ª capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Hoje e amanhã, representantes dos 52 municípios do Estado se reúnem no Auditório do Rondon Palace Hotel (Avenida Jorge Teixeira, 491, Porto Velho), para a capacitação sobre o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.

Foram convidados dois representantes de cada município: Articulador/a do Selo (indicado/a pelo/a prefeito/a para coordenar localmente a implementação do programa) e o/a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O treinamento será conduzido pelo coordenador do Escritório do UNICEF em Manaus, Halim Girade.

“Estamos todos empenhados em contribuir para garantir os direitos de cada criança e adolescente do País. Em Rondônia, pelo nível de engajamento dos representantes municipais, os resultados tendem a ser muito significativos. Esperamos entregar o certificado internacional para muitos municípios do Estado em 2012”, destaca Halim Girade.

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, é parceiro nessa iniciativa e contribuirá para a estadia e alimentação dos participantes. Outros parceiros importantes são os municípios que implementam as ações do Selo UNICEF em suas áreas de abrangência.

Nesta quarta-feira, 23 de junho, o encontro começa às 9h e segue até às 17h. A programação inclui apresentação sobre a metodologia do Selo UNICEF, sobre como organizar e executar um Fórum Comunitário Municipal e como elaborar um Diagnóstico da situação.

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de até 17 anos de idade. Os municípios tem até o dia 29 de setembro para realizá-lo.

O segundo dia do treinamento, amanhã (das 9h às 12h), será dedicado à apresentação e à discussão sobre a importância de os municípios estruturarem uma Sala de Situação (metodologia de organizar em um espaço físico informações, dados, gráficos, fotografias, publicações, entre outros materiais, que retratem o panorama dos indicadores sociais considerados prioritários pelo Selo). Também serão compartilhadas orientações sobre como realizar um Plano de Ação Municipal sobre a Criança e o Adolescente.

Além das orientações, ideias, intercâmbios de experiências, propostas e inquietações, os participantes retornarão para seus municípios com várias publicações, como guias metodológicos, compilação dos 11 indicadores sociais de impacto de Rondônia, folders, cartazes e outros itens importantes para auxiliar os gestores públicos e comunidade a avançar na melhoria dos indicadores sociais voltados para a garantia e proteção dos direitos de cada criança e adolescente.

Esses indicadores serão monitorados pelo UNICEF e, em 2012, servirão para identificar quais os municípios que mais conseguiram melhorá-los dentro de um grupo de municípios. Os que tiverem um desempenho melhor dentro do seu grupo serão reconhecidos com um certificado internacional que é o Selo UNICEF Município Aprovado. Nos próximos dias 8 e 9 de julho, a mesma capacitação será realizada para todos os municípios de Roraima.

O que é o Selo UNICEF Município Aprovado
É um processo de mobilização social e de reconhecimento dos municípios que trabalham pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Cerca de 1.800 municípios de 19 Estados no Semiárido brasileiro e Amazônia assinaram um Termo de Adesão ao Selo UNICEF Município Aprovado e se comprometeram a planejar e desenvolver ações que promovam importantes melhorias nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. No Estado de Rondônia, esta é a primeira edição, e todos os 52 prefeitos dos municípios aderiram ao Selo UNICEF. A metodologia do Selo é também uma iniciativa que contribui para a Agenda Criança Amazônia.

O que é a Agenda Criança Amazônia
Com o apoio do governo federal, todos os governadores da Amazônia Legal (Amapá, Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) assinaram um Termo de Compromisso, em 2008, para contribuir com o Brasil no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Mais informações
Daniela Silva
Consultora em Comunicação do UNICEF em Manaus
Telefones: (92) 3642 8016 e (92) 9261 0856
E-mail: dsilva@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69