Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Comitê Nacional do Pacto avalia melhorias na vida da infância e adolescência do Semiárido

Nos dias 17 e 18 de junho, representantes do governo federal, governos estaduais, empresariado e sociedade civil se reúnem em São Luís (MA) para a VI Reunião do Comitê Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido. Lideranças adolescentes participam de evento paralelo.

São Luís, 15 de junho – Para avaliar os avanços na garantia dos direitos de cada criança e adolescente do Semiárido brasileiro, acontece esta semana a VI Reunião do Comitê Nacional do Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido. Com apoio do Governo do Estado do Maranhão, o encontro será realizado no American Flat (Av. dos Holandeses, Quadra 29, Lote 1 – Ponta D'areia), em São Luís (MA), nos próximos dias 17 e 18 de junho, das 9h às 17h30.

Firmado em junho de 2004, o Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido expressa o compromisso conjunto do Governo Federal, de onze governadores dos Estados do Semiárido brasileiro (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE), bem como de organizações da sociedade civil, agências internacionais de cooperação e empresas, para superar as desigualdades regionais do Brasil e assegurar um dia a dia de direitos para as crianças e adolescentes do Semiárido brasileiro.

Agora em 2010, completa-se mais um ciclo desse compromisso. Um importante ponto de pauta da reunião será, portanto, a avaliação dos resultados alcançados na vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e como o Pacto tem contribuído para superação das desigualdades na região. Também terá destaque a discussão de propostas para os candidatos às Eleições 2010.

Para completar a agenda, serão apresentadas e debatidas ações estratégicas em desenvolvimento, como a Campanha Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”; a Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; o Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 e o Projeto Água na Escola.

Em paralelo, lideranças adolescentes de todo o Semiárido brasileiro foram convidadas para o II Seminário A Voz dos Adolescentes no Pacto do Semiárido, realizado no mesmo local. Buscando fortalecer a participação dos próprios adolescentes na defesa e garantia dos seus direitos, o seminário terá como um dos resultados principais a elaboração de uma carta de propostas dos adolescentes para os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais.

O Pacto Nacional
A partir da mobilização articulada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lideranças do governo federal e dos 11 Estados do Semiárido brasileiro (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE), de organizações da sociedade civil, das agências internacionais de cooperação e de empresas assinaram o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido. O ato simbólico – promovido no dia 17 de junho de 2004, em Brasília, e renovado em 26 de junho de 2007, em sessão solene no Palácio do Planalto – representou a união de esforços dos diversos setores na melhoria da qualidade de vida dos mais de 13 milhões de meninas e meninos de até 17 anos, residentes na região que concentra os mais frágeis indicadores sociais do País.

O Pacto é fundamental para que o Brasil supere as disparidades regionais e alcance, até 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O compromisso é ainda uma contribuição para o País implementar o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90). Os signatários do Pacto estão empreendendo esforços em cinco eixos estratégicos:

  • Articulação de políticas, programas e projetos de âmbito federal e estadual para que os municípios melhorem a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes;
  • Acompanhamento, implementação e avaliação do Orçamento Público para a Infância e Adolescência;
  • Transferência de experiências bem-sucedidas na promoção dos direitos de meninas e meninos de até 17 anos entre os parceiros do Pacto;
  • Agendamento do Semiárido como uma questão nacional para a redução das desigualdades e a universalização dos direitos;
  • Promoção da educação contextualizada, voltada para a convivência com o Semiárido, o fortalecimento da autoestima das pessoas e o desenvolvimento da região.

Agenda
O quê: VI Reunião do Comitê Nacional do Pacto Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e II Seminário A Voz dos Adolescentes no Pacto do Semiárido
Quando: Dias 17 e 18 de junho de 2010, das 9h às 17h30
Onde: American Flat – Av. dos Holandeses, Quadra 29, Lote 1 – Ponta D'areia, São Luís, MA

Informações para imprensa
Immaculada Prieto
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Telefone: (98) 4009 5700 ou 8111 7492
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69