Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Adolescentes da América Latina, África e Ásia criam rede internacional para prevenção das DST/aids

© Viração
O ator Lázaro Ramos, Embaixador do UNICEF no Brasil, conversa com os adolescentes e jovens durante o encontro LSS Jovem.

Rede Laço Sul-Sul Jovem disseminará boas práticas e promoverá troca de experiências entre jovens

Brasília, 15 de junho – Os adolescentes e jovens da Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste entregaram hoje, 15 de junho, durante a Mostra Saúde e Prevenção nas Escolas, em Brasília, uma carta que oficializa a criação da rede Laço Sul-Sul Jovem. Este será um ambiente virtual de troca de experiências e de disseminação de boas práticas sobre a prevenção de DST/aids, atitudes sexuais seguras e preconceito relativo ao HIV.

A carta é resultado do primeiro Encontro Laço Sul-Sul Jovem, evento promovido pelo UNICEF no Brasil, que reuniu, também na capital federal, 15 adolescentes e jovens com histórico de protagonismo e participação social em seus respectivos países. Esses jovens estiveram reunidos desde sábado no Centro de Treinamento Israel Pinheiro, em Brasília. No sábado 12 de junho, receberam a visita do ator Lázaro Ramos, embaixador do UNICEF no Brasil, e também da atriz Taís Araújo. Lázaro destacou para os adolescentes a importância de se construir estratégias a partir das próprias experiências. Lázaro também trabalhou com os participantes uma dinâmica que facilitou a integração e a troca de experiências entre eles.

© Viração
Lázaro Ramos (de costas, com a camisa azul do UNICEF) em um abraço coletivo dos participantes do encontro LSS Jovem.

A carta ressalta a vulnerabilidade dos jovens diante das DST/aids. Para se ter uma ideia, dados recentes revelam que mais da metade das novas infecções pelo HIV no Brasil afetam pessoas entre 15 e 24 anos. No mundo, essa realidade não é muito diferente. De acordo com o relatório “Children and AIDS – Fourth Stocktaking Report – 2009” do UNICEF, dados de 2007 revelam que 45% de todos os novos casos de infecção pelo HIV foram entre pessoas de 15 a 24 anos.

A carta traz também os compromissos assumidos por esses jovens e suas reivindicações para garantir o fortalecimento da rede Laço Sul-Sul Jovem, que já conta com o apoio do UNICEF.

Laço Sul-Sul
Laços Sul-Sul (LSS) é uma rede de cooperação para enfrentamento do HIV/aids desenvolvida em conjunto pelos governos do Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nicarágua, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, tendo como parceiros UNAIDS, UNICEF, UNFPA e Centro Internacional para Cooperação Técnica em HIV/aids (CICT).

Lançada pelo Brasil em 2004, a iniciativa tem como objetivo promover o acesso universal a prevenção, tratamento e cuidados na área de HIV e aids, mobilizar a sociedade e criar um ambiente de apoio para diminuir o estigma associado à questão e aumentar a eficácia das ações implementadas nos países participantes.

Leia a carta dos jovens na íntegra

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69