Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Amazônia discute Saúde e Prevenção nas Escolas

* Por Paulo Lima, enviado especial da Viração a Manaus

Manaus, 24 de junho – Entre os dias 24 e 26 de junho, acontece em Manaus o quarto encontro regional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), o primeiro da Região Norte. O evento reúne cerca de 80 adolescentes e jovens, educadores e gestores dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. O SPE é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Rafael Serra, 16 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio na escola estadual Sebastiana Braga, em Manaus, e participa pela primeira vez de um evento reunindo tanta gente. "Lá na minha escola a gente dá palestras, distribui material informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, nas feiras de ciências e outros eventos da comunidade. Mas não é fácil porque falta apoio de mais professores", conta Rafael, que também participa do Projeto Jovem Cidadão, iniciativa da prefeitura de Manaus que prevê formação profissional nas áreas de informática e administração, entre outras.

O que está chamando muito a atenção de Maicon Alves, 15 anos, e Marcos Soares, 19 aos, de Vilhena (RO), é justamente a oportunidade que eles têm de fazer novas amizades, criar vínculos com outros adolescentes e jovens que atuam na ponta. "Se não houver alguém que aprenda e leve informação, fica difícil o pessoal da escola ficar sabendo sobre os estragos que estão causando o consumo de álcool e a droga, por exemplo", diz Marcos.

O objetivo dos oito encontros regionais até agosto é promover o intercâmbio de experiências do projeto entre os Estados. Além da troca de experiências, a outra meta do evento é identificar, nos Estados participantes, os fatores de êxito e os desafios na implementação do SPE.

O SPE tem como proposta a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde. Alguns dos enfoques do projeto são redução da incidência das doenças sexualmente transmissíveis e de infecção pelo HIV/aids; redução da incidência de gravidez na adolescência; e redução da evasão escolar relacionada à gravidez na adolescência na população jovem.

"Esses encontros regionais têm sido um sucesso onde já aconteceram. Contamos com a contribuição de especialistas de ato nível que tratam temas fundamentais do SPE, como participação juvenil; diversidade sexual e identidade de gênero; enfrentamento da homofobia nas escolas; saúde sexual e reprodutiva", diz Maria de Fátima Malheiros, representante do Ministério da Educação, que está participando dos encontros regionais pelo Brasil. Ela comemora o fato de que pesquisa recente do MEC revela a adesão de 16 mil escolas públicas às iniciativas do SPE. "A Região Norte está de parabéns, porque a grande maioria já conhece o projeto. Não está havendo grande rotatividade", conta ela.

Para Nara Vieira, do Ministério da Saúde, é importante ressaltar a participação de jovens e adolescentes desde o início do SPE. "Esses encontros regionais estão nos ajudando a agregar novos parceiros e ampliar ainda mais a participação juvenil."

TÁ na MÃO
Acompanhe no site da Viração a cobertura em tempo real do quarto encontro regional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, apoiada pelo UNICEF.

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69