Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Fundação Itaú Social e UNICEF lançam prêmio em São Paulo

Tempos e espaços para aprender é o tema da 8ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF

São Paulo, 6 de abril – O UNICEF e a Fundação Itaú Social (FIS) lançam hoje em São Paulo a 8ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF. O objetivo da iniciativa é reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam, em articulação com a escola pública, para a educação integral de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Nesta edição, o tema Tempos e Espaços para Aprender estimula a reflexão sobre a diversidade de locais que oferecem possibilidades de aprendizagem.

Para a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, o prêmio tem um papel importante na garantia do direito de aprender. “Na verdade, os grandes ganhadores são as crianças e adolescentes brasileiros. Uma criança precisa de muitos espaços para aprender e desenvolver saberes próprios da sua comunidade, convivência social, respeito à diversidade e domínio de tecnologias”, diz.

Segundo o vice-presidente da FIS, Antonio Matias, quanto maior o acesso de crianças e adolescentes aos bens culturais socialmente produzidos, maiores suas possibilidades de desenvolver níveis mais elaborados de letramento e crescimento pessoal e social. “Um dos grandes desafios da sociedade hoje é ampliar a experiência educativa para além dos conhecimentos oferecidos na escola formal e estender as oportunidades de formação múltipla a crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade socioeconômica”, conta.

As inscrições para o Prêmio Itaú-UNICEF podem ser feitas até 18 de junho nas agências do Banco Itaú, nos escritórios do UNICEF ou no site do prêmio [acesse aqui]. Podem ser inscritos um ou mais projetos de organizações não governamentais sem fins lucrativos, responsáveis por ações socioeducativas com crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Serão distribuídos mais de R$ 500 mil reais em prêmios, além de computadores e impressoras.

Alianças estratégicas – Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as iniciativas de educação integral existentes no País, nesta edição, o prêmio abre inscrições para uma nova categoria: Alianças Estratégicas no Território. São aquelas que se caracterizam por ações articuladas entre organizações da sociedade civil, movimentos, grupos comunitários, escolas, órgãos e serviços públicos, empresas privadas, fundações e outros para a promoção de educação integral das crianças e dos adolescentes de 6 a 18 anos de determinada comunidade. Nessa modalidade, todos os aliados participam da concepção, do planejamento, da execução e da avaliação das ações conjuntas, preservando suas identidades próprias. Para essa categoria, serão concedidas Menções Honrosas.

Prêmio Itaú-UNICEF – Iniciado em 1995 pela Fundação Itaú Social e pelo UNICEF, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o prêmio foi um dos indutores da disseminação e da valorização de experiências de educação integral no Brasil, prática incorporada pelo MEC ao Programa Mais Educação. Já recebeu a inscrição de 7.282 projetos que constituem experiências inovadoras desenvolvidas em diversos lugares de aprendizagem. Tem a parceria da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), do Canal Futura e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Também conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Rede Andi e da iniciativa Todos pela Educação.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Pedro Ivo Alcântara – Telefone: (61) 3035 1983 (pialcantara@unicef.org)

Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social
Conteúdo Comunicação – Telefone: (11) 3093 7800
Claudio Sá (Claudio.sa@conteudonet.com)
Rose Silva – Telefone: (11) 9230 0689 (rose.silva@conteudonet.com)
Elaine Lira – Telefone: (11) 8263 0180 (elaine.lira@conteudonet.com)

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69