Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Visita à comunidade de Nova Airão revela os desafios e potenciais de atuação da Agenda Criança Amazônia

Manaus, 28 de agosto – Um grupo formado pelos 13 coordenadores dos programas e dos escritórios do UNICEF no Brasil e por 10 parceiros conheceu nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, a experiência de implantação da Agenda Criança Amazônia no município de Novo Airão (AM) – a 200 quilômetros de Manaus. A visita possibilitou um contato mais próximo do grupo com a realidade geográfica e social da região.

Os visitantes foram recepcionados por apresentações de crianças e adolescentes da Associação Novo Airão de Tae Kwon Do e da Dança do Café Novo Milênio. Logo após, ouviram depoimentos de representantes dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pescadores que vivem em Novo Airão.

Uma das situações expostas pelas populações tradicionais foi a criação do Parque Nacional do Jaú que criou sérios problemas sociais para as famílias e crianças que moravam na região. Estima-se que cerca de 100 famílias extrativistas foram compelidas a deixar a região do Rio Jaú a partir de 1985. Hoje essas famílias residem em Novo Airão, compreendendo mais de 300 pessoas que enfrentam dificuldades de sobrevivência.

O episódio expõe o desafio de se garantir o desenvolvimento sustentável da região, conciliando a garantia da preservação ambiental e a qualidade de vida para as pessoas que habitam as florestas, assim como a necessidade da centralidade das ações na criança.

Para Patricio Fuentes, coordenador do escritório do UNICEF em Fortaleza, visitar o município de Novo Airão foi uma forma de sentir o palpitar da Agenda Criança Amazônia. “Fiquei impressionado com a diversidade dos parceiros presentes, pelo nível político, interesse e astral deles. Também foi muito oportuno conhecer as dificuldades de locomoção e acesso das pessoas que vivem na região. Esse aspecto deverá ser um ponto fundamental no desenvolvimento das estratégias para um território tão grande e com grupos populacionais espalhados”, completou Fuentes.

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69