Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

Educação profissionalizante impulsiona desenvolvimento local no Maranhão

De 13 a 15 de agosto, o UNICEF e a ONG Formação promovem o I Encontro dos Centros de Ensino Médio Profissionalizante (Cemps) para aprofundar a discussão sobre essa inovadora experiência que hoje contribui com o desenvolvimento da Baixada Maranhense – Campos e Lagos

São Luís, 12 de agosto – Pesquisadores, gestores públicos, técnicos, professores e alunos dos Centros de Ensino Médio Profissionalizante (Cemps) da Baixada Maranhense reúnem-se de 13 a 14 de agosto no auditório do Liceu Maranhense, em São Luís (MA) para retomar a trajetória e discutir os novos desafios dessa inovadora experiência educacional da Baixada Maranhense. Entre outros especialistas, estão confirmadas a presença de Carlos Artexes Simões, da Coordenação Geral do Ensino Médio do Ministério da Educação, e Maria de Salete Silva, coordenadora do programa Aprender do UNICEF no Brasil. No dia 15 de agosto, os visitantes vão conhecer os Cemps de São Bento, Palmeirândia e São João Batista.

“Percebemos que os Cemps estão se transformando em valiosos pontos de desenvolvimento do território. Precisamos aprofundar essa reflexão e discutir também a importância de cooperação entre os municípios, o governo estadual e o governo federal para termos uma educação profissionalizante de qualidade”, aponta Regina Cabral, uma das coordenadoras da ONG Formação. O evento está sendo promovido pela ONG Formação – Centro de Apoio à Educação Básica, o UNICEF, o Portal da Educação da Baixada Maranhense, os Fóruns da Juventude da Baixada, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Território dos Campos e Lagos Maranhenses.
 
A experiência teve início em 2003, quando o UNICEF começou um trabalho de reconhecimento, diagnóstico e balanço avaliativo da situação da adolescência e da juventude no Estado do Maranhão e identificou, de forma mais profunda, as expectativas dos jovens que habitam os municípios menos desenvolvidos do Estado, para as áreas de educação, trabalho, arte, esporte e cultura.

Com essa pesquisa, verificou-se a contradição entre a beleza das paisagens desses territórios e os cenários de precariedade produzidos pela ausência de políticas públicas, gerando um sentimento de descrença nos adolescentes e jovens em relação às oportunidades de escolarização e qualificação profissional e de desenvolvimento cultural.

A partir da análise desse quadro crítico, o UNICEF financiou a criação coletiva de um projeto educativo inovador, em uma escola de ensino médio, que foi construída, equipada e mantida pela Prefeitura da cidade de São Bento, durante o ano de 2004. Surgiu assim o primeiro Cemp – Centro de Ensino Médio e Profissionalizante, que vem se consolidando como uma instituição escolar de referência para o desenvolvimento profissional de adolescentes e jovens dessa região. Hoje já são sete Cemps em atuação nos municípios de Arari, Matinha, São João Batista, São Vicente Férrer, Palmeirândia, São Bento e Olinda Nova do Maranhão, com grande impacto na vida dos jovens envolvidos.
 
Mais informações para imprensa:
Immaculada Prieto –
Telefone: (98) 8111 7492 –
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69