Imprensa

Notícias

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Materiais para radialistas

Contatos

 

UNICEF dá as boas-vindas a 2008, Ano Internacional do Saneamento

Nova Iorque, 1º de janeiro – Logo no primeiro dia de janeiro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) oficialmente deu as boas-vindas ao Ano Internacional do Saneamento. Dessa maneira, 2008 será um ano para ressaltar a urgente necessidade de agir em favor de mais de 40% da população mundial que continua a viver sem condições de saneamento básico apropriadas.

A falta de saneamento contribui, todos os dias, para mortes evitáveis – que incluem doenças relacionadas à diarréia – de milhares de mulheres e crianças. Embora, entre 1990 e 2004, mais de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo tenham passado a viver em condições sanitárias apropriadas, estima-se que 2,6 bilhões – o que inclui 980 milhões de crianças – ainda não dispõem desse tipo de serviço. Incluir essas pessoas é um dos grandes desafios mundiais da atualidade.

O Ano Internacional do Saneamento 2008 foi criado pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2006, com o intuito de acelerar o progresso rumo ao Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de reduzir pela metade, até 2015, a proporção de pessoas vivendo sem condições apropriadas de saneamento. Além disso, a melhoria das condições sanitárias contribui para que os demais ODM sejam alcançados.

Saneamento básico inclui banheiros apropriados, rede de tratamento de esgoto e promoção da higiene. Tudo isso ajuda a prevenir a transmissão de microorganismos das fezes humanas, que, quando não tratadas adequadamente, podem prejudicar a permanência de crianças nas escolas e impedir o desenvolvimento social e econômico. A falta de saneamento nas escolas é um importante fator relacionado à baixa freqüência e taxa de matrícula, ao abandono e ao baixo rendimento escolar provocados por doenças. As meninas são as mais prejudicadas, já que muitas vezes são tiradas das escolas por seus pais quando começam a menstruar.

A falta de banheiros expõe as mulheres e meninas à violência e ao abuso, uma vez que algumas delas são obrigadas a realizar suas necessidades fisiológicas após o anoitecer e em áreas isoladas. Condições adequadas de saneamento, o que inclui lavar as mãos com sabão, previnem a disseminação de problemas ligados à diarréia, que é a segunda maior causa de morte entre crianças com menos de 5 anos de idade. O avanço do saneamento tem como conseqüência a melhoria da saúde, dignidade, desenvolvimento social e econômico, protege o meio ambiente e ajuda as pessoas a quebrarem o ciclo da pobreza.

Várias atividades e eventos estão sendo planejados dentro e fora do contexto das Nações Unidas em torno do Ano Internacional, da Semana de Saneamento e Higiene (15 a 21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março).

O ano incluirá grandes conferências regionais sobre saneamento que terão o propósito de possibilitar a troca de experiências e acelerar o progresso, incluindo o saneamento nas escolas. Isso vai também encorajar a criação de parcerias entre os setores privado e público para ampliar os recursos disponíveis para atuar em ações de saneamento e para o desenvolvimento de planos nacionais de ação.

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69