Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Educação

Saúde

HIV/aids

Proteção de Crianças e Adolescentes

Adolescentes

Esportes e Lazer

Emergência em Roraima

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

Emergência em Roraima

O trabalho do UNICEF para garantir os direitos das crianças venezuelanas migrantes

De acordo com a Polícia Federal,  85 mil venezuelanos têm solicitado refúgio/residência no Brasil. Para prover apoio humanitário aos migrantes venezuelanos no Brasil, o UNICEF atua em parceria com o governo federal e as Forças Armadas, outras agências das Nações Unidas (Acnur, UNFPA e OIM), ONGs nacionais e internacionais (Fraternidade Internacional, Visão Mundial, ADRA), governo estadual e municípios.

Em resposta a esse fluxo migratório, o UNICEF, em maio de 2018, lançou uma operação de apoio para as crianças e adolescentes da Venezuela e suas famílias, beneficiando da sua presença anterior no estado de Roraima como parte do seu programa Selo UNICEF. O UNICEF abriu um escritório em Boa Vista, localizado em um espaço fornecido pela Universidade Federal de Roraima. A equipe local é composta por um coordenador e seis consultores, com o apoio de várias missões dos escritórios nacionais e regionais do UNICEF.

A resposta de emergência do UNICEF inclui as seguintes atividades:

  • Três espaços de aprendizagem que têm o objetivo de preparar as crianças e os adolescentes para o sucesso escolar. Eles são realizados em parceria com a ONG Fraternidade Internacional no abrigo de Nova Canaã, em Boa Vista, e nos abrigos indígenas de Pintolândia (Boa Vista) e Janokoida (Pacaraima).
  • Onze Espaços Amigos da Criança, locais seguros onde 6.030 crianças recebem apoio emocional. Nesses espaços, são identificados os riscos e as vulnerabilidades que afetam esses meninos e meninas. São utilizados jogos e brincadeiras como ferramentas de trabalho. Os espaços – em parceria com as ONGs Visão Mundial (seis espaços) e Fraternidade Internacional (cinco espaços) – estão operando nos abrigos, Centro de Referência (UFRR), e nos Postos de Triagem de Boa Vista e Pacaraima
  • Capacitações: 1.015 pessoas participaram de oficinas de capacitação sobre Rede de Proteção; Proteção contra a Exploração e o Abuso Sexual; Fortalecendo a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes; Formação dos Monitores dos Espaços Amigos da Criança; Formação de Líderes em Higiene, Saneamento, Gestão de Águas e Resíduos Sólidos; Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância; Alimentação e Nutrição; e Acolhimento das Crianças e dos Adolescentes.
  • Avaliação Nutricional de 279 crianças e entrega de kits antropométricos nos abrigos.
  • Desenvolvimento de estratégias e ações de proteção das crianças e adolescentes e encaminhamentos para o Sistema de Garantia de Direitos.
  • Promoção de hábitos saudáveis de higiene, uso adequado da água, além de gestão de água e saneamento nos abrigos.
  • Abertura de seis cantinhos de amamentação.

UNICEF em emergências
O UNICEF tem uma longa história de trabalho em emergências e contextos humanitários, tanto nos desastres naturais quanto nos conflitos provocados pelo ser humano. Quando foi criado, em 1946, o UNICEF chamava-se Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (em inglês, United Nations International Children's Emergency Fund, de onde vem a sigla UNICEF) e fornecia assistência humanitária às crianças após a Segunda Guerra Mundial.

Além do seu trabalho de desenvolvimento e de proteção dos direitos da infância, a assistência humanitária continua ser uma das principais atividades do UNICEF. Em 2017, o UNICEF respondeu a 337 emergências em 102 países. Só no ano passado, o UNICEF e seus parceiros alcançaram 45 milhões de pessoas com água potável; trataram mais de 4 milhões de crianças com desnutrição aguda grave; alcançaram 8,8 milhões de crianças com educação formal e não formal e 3,5 milhões de crianças com apoio psicossocial; ajudaram a registrar 141 mil crianças em movimento em 40 países. E muito mais.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69 

and