Nossas prioridades

Infância e adolescência no Brasil

Educação

Saúde

HIV/aids

Proteção de Crianças e Adolescentes

Adolescentes

Esportes e Lazer

Emergência em Roraima

Cooperação Horizontal Sul-Sul

Lista das instituições apoiadas pelo UNICEF

 

UNICEF mobiliza municípios no combate ao Aedes aegypti

O mosquito Aedes aegypti transmite dengue, zika e chikungunya. #CombateAedes

O Brasil entrou em estado de alerta após um aumento expressivo dos casos de microcefalia em recém-nascidos, registrados principalmente na Região Nordeste do País. Segundo o Ministério da Saúde, entre 8 de novembro de 2015 e 20 de maio de 2017, foram notificados 13.835 casos suspeitos de alterações no crescimento e desenvolvimento possivelmente relacionadas à infecção pelo virus zika e outras etiologias infecciosas. Desses, 5.892 foram descartados; 2.753, confirmados; e 3.211 continuam em investigação.

Essa associação entre as alterações no crescimento e desenvolvimento e a zika demanda medidas urgentes para prevenção de novas infecções do vírus, que é transmitido pelo Aedes aegypti, vetor também da dengue e da chikungunya. Por isso, é importante que todos estejam cientes dos riscos, de como se prevenir e ajudar a eliminar o mosquito e seus criadouros.

Orientações para a população
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Seguem algumas ações periódicas que a população deve tomar:

  • Verificar se a caixa d’água está bem tampada
  • Deixar as lixeiras bem tampadas
  • Colocar areia nos pratos de plantas
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal
  • Limpar as calhas
  • Cobrir a piscina
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
  • Limpar a bandeja externa da geladeira
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado
  • Cobrir bem a cisterna
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água

A limpeza não se restringe só às residências. É importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.

Áreas de maior vulnerabilidade e prevenção
As áreas com mais focos do mosquito transmissor estão concentradas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, mas quase todos os estados brasileiros possuem áreas de risco ou alerta para a presença do mosquito Aedes aegypti. Esses focos podem surgir por meio do acúmulo de lixo, armazenamento de água em cisternas e caixas d’água e pequenos reservatórios nas casas. É importante que a população esteja atenta, conheça as formas de cuidado e faça vistorias periódicas para eliminar recipientes que acumulam água parada.

Atuação do UNICEF
O UNICEF está atuando em parceria com o Ministério da Saúde na mobilização da população para a erradicação do Aedes aegypti, transmissor do vírus zika e de outras doenças. Assim, as informações relevantes ao combate do mosquito e sobre como se prevenir podem chegar mais rápido a todas as regiões do País.

Por meio das iniciativas Selo UNICEF Município Aprovado e Plataforma dos Centros Urbanos, o UNICEF pretende alcançar os mais de 1.700 municípios brasileiros em que atua diretamente na Amazônia e no Semiárido e nas áreas mais vulneráveis de oito capitais brasileiras.

Material para radialistas
Spots para rádio, gravados pelo embaixador do UNICEF no Brasil Renato Aragão. Faça o download gratuito abaixo e veicule na sua programação. Para mais informações, escreva para Pedro Ivo Alcantara (pialcantara@unicef.org) ou Letícia Sobreira (lsobreira@unicef.org).

Formato MP3: Spot 1Spot 2Spot 3
Formato WAV: Spot 1Spot 2Spot 3

[Para baixar os spots acima, clique com o botão direito do mouse no link do spot e clique novamente em <salve como> ou <salve destino como> ou <salve link como>. Dependendo do navegador, o comando pode mudar.]

Material para as redes sociais
Compartilhe os posts do UNICEF nas suas redes sociais. Acompanhe nossas publicações no Facebook, Twitter e Instagram.


[Clique nas imagens acima para ampliá-las]

Informações adicionais

Visite o hotsite http://combateaedes.saude.gov.br/

O Ministério da Saúde atualiza semanalmente as informações sobre a epidemia do vírus zika e a microcefalia. Acesse aqui o Boletim, atualizado toda semana: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/20799-microcefalia

Perguntas e respostas (Ministério da Saúde):
http://www.blog.saude.gov.br/perguntas-e-respostas/50346-perguntas-e-respostas-microcefalia

Informações sobre repelentes:
http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/12/zika-virus-repelente-adequado-contra-mosquito-aedes-aegypti

Sobre o protocolo de atenção a crianças com microcefalia:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/21241-saude-lanca-protocolo-de-atencao-a-saude-para-microcefalia

*Atualizado em 9 de agosto de 2017

 

 
unite for children

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma parte integral das Nações Unidas. A missão do UNICEF é promover os direitos e bem-estar de todas as crianças em tudo o que fazemos e, junto com nossos parceiros, traduzir esse compromisso em ações práticas em benefício das crianças de todos os lugares. Nossos programas dependem integralmente de contribuições voluntárias de pessoas físicas e organizações, além dos fundos arrecadados por meio de nossas atividades, como a venda de produtos licenciados. O UNICEF é isento de todos os impostos diretos no Brasil sob os direitos internacionais e brasileiros.

Para mais informações relacionadas à sua doação, entre em contato no 0800-605-2020 ou pelo e-mail amigodacrianca@unicef.org

Para informações de privacidade, acesse nossa política de privacidade.

CNPJ: 03744126/0001-69 

and